EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6103
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE DA VARIABILIDADE TEMPORAL DA PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA COMO SUBSÍDIO PARA O PLANEJAMENTO AGRÍCOLA NO MUNICÍPIO DE ALTO PIQUIRI-PR
Autor(es): CORREA, Márcio Greyck Guimarães
BARREIROS, André Mateus
NAKASHIMA, Marcelo Reis
SILVEIRA, Hélio
Resumo: As atividades agrícolas estão sujeitas às variações temporais da precipitação pluviométrica, o planejamento agrícola propicia sobre tudo amenizar estas intempéries naturais. Esta pesquisa visa oferecer subsidio para o planejamento agrícola do município de Alto Piquiri-PR, uma vez que a economia está voltada às atividades agropecuárias. Para isso utilizou-se a metodologia do ano padrão, proposta por Sant’Anna Neto (1990), a fim de identificar a variação temporal da precipitação pluviométrica e a contribuição de fenômenos de escala global como o El Niño e La Niña na dinâmica da distribuição mensal. Observou-se uma tendência geral dos meses serem de tendente a seco à habitual, o que mostra um regime bem distribuído de chuvas ao longo do ano, com exceção dos meses/anos onde fenômenos de escala global estiveram influenciando na dinâmica atmosférica.
Palavras-chave: Precipitação pluviométrica
Planejamento agrícola
Alto Piquiri
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6103
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcio_Greyck_Guimaraes_Correa.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)613.34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.