EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6100
Tipo: Artigo
Título: ENCONTROS E DESENCONTROS ENTRE JORNALISMO SEGMENTADO E JORNALISMO ESPECIALIZADO
Autor(es): PEREIRA, Michely Regina de Macêdo Massa
PEREIRA, Tiago Santos
RODELLA, Cibele Abdo
Resumo: Por meio de pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório, analisam-se as definições de jornalismo especializado e jornalismo segmentado apresentadas por diversos autores para identificar se há realmente pormenores ou características que justifiquem uma separação teórico-prática ou se há uma aproximação a ponto de eliminar qualquer divisão entre tais práticas. Esta discussão do campo da teoria do jornalismo é embasada e contextualizada ao relacionar o surgimento da segmentação e da especialização com o capitalismo, apresentando-as como frutos do massivo. Entender como tais formas de jornalismo se desenvolveram é tão importante quanto discuti-las enquanto práticas do mercado atual e, principalmente, como o futuro do jornalismo impresso. Diante da escassez de bibliografia e autores que contemplem e expliquem a segmentação e a especialização na área jornalística, buscou-se analisar e confrontar as definições apresentadas por pesquisadores como Wilma Moraes, Juarez Bahia, Dulcília Buitoni e Marília Scalzo. São autores que não trabalham como foco o segmentado e o especializado, porém suas obras indicam a opinião sobre tais práticas. Visto que grande parte da bibliografia utilizada foi publicada na década de 1990, a entrevista com especialistas na área tornou-se indispensável. Por ser um mercado em constante transformação, há a necessidade de informações que correspondam à realidade profissional atual. Houve contato presencial com jornalistas da cidade, como Rogério Recco, e por meio online, com professores, jornalistas e pesquisadores que estudam o assunto em questão, entre os quais José Marques de Melo e Mirna Tônus. Como um dos pontos abordados refere-se ao futuro do jornalismo impresso, com ênfase no segmentado e no especializado, alunos do último período do curso de jornalismo do Cesumar – Centro Universitário de Maringá – demonstraram, por meio de questionário, a relação que estabelecem com o tema, apontando, entre outras questões, se há o desejo em se especializar em alguma área.
Palavras-chave: Especialização
Jornalismo
Segmentação
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6100
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Michely_Regina_Macedo_Massa_Pereira.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)49.53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.