01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/610
Tipo: Dissertação
Título: Sistema nacional de avaliação do ensino superior e gestão do conhecimento: diferencial competitivo de uma instituição de ensino superior
Autor(es): NASCIMENTO, Maria Albertina Ferreira do
Primeiro Orientador: BORTOLOZZI, Flávio
metadata.dc.contributor.advisor-co1: BROTHERHOOD, Rachel de Maya
Abstract: Transitamos intersociedades e nos encaminhamos para uma nova configuração social, econômica, ideológica e o que nos caracterizaria seria a velocidade e o poder da informação. Vivemos na sociedade do conhecimento e desta forma, muitos são os autores, entre eles Davenport e Prusak (1998); Probst, Raub e Romhardt (2002); Bhatt (2001); Silva e Neves (2003); Bueno et.al. (2004); Carvalho (2012) e Rodriguez (2010) que tem se debruçado sobre a gestão do conhecimento, reconhecendo que o conhecimento nas organizações é o recurso econômico ou o ativo mais significativo em nossa sociedade. Assim, o conhecimento passa a ser fundante na sobrevivência organizacional. A gestão do conhecimento tem por proposta fazer com que o conhecimento produzido seja identificado, gerenciado e mantido na organização. Historicamente, a prática avaliativa, sistematizada ou espontânea, faz-se presente na vida social e, em especial, nas ações educacionais, com objetivos e significados diversos e muitas vezes contraditórios em relação ao valor e à qualidade do objeto avaliado. Contemporaneamente, no Brasil, a avaliação se insere nas prioridades das políticas educacionais em todos os níveis de ensino. Portanto, as instituições de educação superior, enquanto unidades educativas e científicas pertencentes a este sistema estão inseridas nesse processo. Na educação superior, o sistema de avaliação tem-se aplicado para conhecer os pontos favoráveis e deficitários da instituição e com este diagnóstico potencializar e socializar os resultados de positividade aos demais setores universitários, bem como sistematizar estratégias para corrigir os maus percursos detectados no processo avaliado. A finalidade geral desta pesquisa foi analisar como a Gestão do Conhecimento pode contribuir para amenizar os impactos das avaliações exigidas pelo SINAES para uma Instituição de Ensino Superior. Foi possível realizar um diagnóstico do ciclo do conhecimento de uma IES particular, com base nas dimensões em GC, de modo que também se observou se os indicadores da qualidade, do processo avaliativo da Lei do SINAES foram satisfatórios em relação aos parâmetros da avaliação. Para a coleta dos dados necessários à investigação do problema de pesquisa proposto nesta dissertação e alcance dos objetivos fixados, optou-se por realizar pesquisa de cunho qualitativo, exploratório, explicativo e de caráter descritivo. Por meio deste estudo, foi possível conscientizar os gestores da instituição sobre a necessidade de analisar os ciclos do conhecimento nos processos de gestão, possibilitando que se visualizem e se corrijam as falhas existentes o que certamente estará agregando valores à organização e fomentando um diferencial competitivo, concluindo-se ser de vital importância à integração entre a gestão das informações que são emanadas pelo SINAES e a GC da IES.
Palavras-chave: Gestão do conhecimento
SINAES
Ensino superior
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/610
Data do documento: 3-Ago-2016
Aparece nas coleções:GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA ALBERTINA FERREIRA DO NASCIMENTO.pdfDissertação1.77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.