EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6099
Tipo: Artigo
Título: ESTUDO COMPARATIVO DAS TÉCNICAS DE BIOLOGIA MOLECULAR PARA ANÁLISE DO DNA EM GENÉTICA FORENSE
Autor(es): PAETZOLD, Michelle Bohnert
OLIVEIRA, Alessandra Valéria de
Resumo: As análises forenses com finalidade identificatória têm sido utilizadas com sucesso nos últimos anos, em decorrência do acelerado avanço das técnicas de biologia molecular de análise do DNA. Através do desenvolvimento da Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) em 1985 por Kary Mullis tornou-se possível a análise de pequenos fragmentos de DNA, aumentado assim as chances de sucesso nas investigações. Posteriormente foram desenvolvidas mais técnicas para análise do DNA para cada situação em que era encontrado o material biológico, diminuindo assim as dificuldades para sua identificação. O presente estudo fará uma revisão em artigos e sites científicos, livros, revistas e periódicos sobre as técnicas de biologia molecular mais empregadas, como RFLP, VNTR, PCR e STR, que foram desenvolvidas nos últimos anos, tendo como princípio o estudo de diferentes polimorfismos de DNA para a identificação precisa de indivíduos. Além disso, serão discutidas as formas de coleta e preservação do material biológico, técnicas utilizadas para a genotipagem de marcadores genéticos, como a eletroforese e Southern Blotting, culminado com uma descrição dos métodos automatizados, a partir da PCR, para a identificação de marcadores moleculares, a fim de facilitar e tornar mais precisa a identificação forense, bem como suas limitações e vantagens. Com o presente trabalho espera-se promover um maior entendimento sobre como as técnicas de biologia molecular utilizadas para a análise do DNA contribuem para facilitar e tornar mais precisa a identificação forense, auxiliando assim na resolução de crimes, identificação de cadáveres em avançado estágio de decomposição, teste de paternidade, desastres em massa, entre outros casos.
Palavras-chave: DNA
Genética forense
Marcadores moleculares
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6099
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Michelle_Bohnert_Paetzold.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)49.86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.