EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6091
Tipo: Artigo
Título: SÍNDROME DO AUTO BICAMENTO EM AVES ORNAMENTAIS
Autor(es): MARCHI, Melca Nicéia Altoé de
LEONARDO, Jussara Maria Leite Oliveira
SANTOS, José Maurício Gonçalves dos
Resumo: A recente popularização da criação de aves ornamentais em cativeiro suscita a preocupação com o seu bem estar no que diz respeito à necessidade de sanidade interna e externa. Caso essas exigências não sejam atingidas, as aves desenvolvem uma síndrome que se caracteriza pelo arrancamento das próprias penas, causando, assim, ferimentos graves decorrentes da automutilação. A partir dessa problematização, a presente pesquisa realizou um levantamento da ocorrência desta síndrome nas aves de clínicas veterinárias, criatórios comerciais e particulares na região de Maringá, bem como os casos atendidos no hospital veterinário do CESUMAR, identificando as causas e definindo protocolos terapêuticos e medidas profiláticas indicadas nestas ocorrências. Nesta pesquisa, foram relatados 24 casos da doença, causada por deficiências nutricionais, traumatismo, parasitário, falta de sol, estresse emocional e ambiental. O tratamento foi feito visando a cura e uma melhor qualidade de vida à ave cativa. Os resultados mostram as diversas causas que levam a ave a se bicar, as consequências dessa automutilação para a saúde do animal, e a importância da associação do tratamento medicamentoso com medidas de controle e a correção do manejo, que na maioria das vezes é deficitário.
Palavras-chave: Automutilação
Aves ornamentais
Síndrome do auto bicamento
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6091
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Melca_Niceia_Altoe_Marchi.pdf108.81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.