EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6089
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DA RESILIÊNCIA EM MOTORISTAS DE ÔNIBUS
Autor(es): SONOHARA, Marina Tiemi Kobiyama
GALLO, Alex Eduardo
Resumo: Considerando o estudo da resiliência a partir do processo do desenvolvimento biopsicossocial do individuo adulto e pressupondo-se que a resiliência é a capacidade humana de enfrentar, vencer e ser fortalecido ou transformado por experiências de adversidade, como motoristas de ônibus escolares lidam com estas adversidades, que contribuições trazem para a sua saúde mental e sua realização profissional? Desta forma, este projeto de pesquisa tem por objetivo analisar o processo de desenvolvimento do adulto, visando caracterizar as condições sócio-ambientais deste desenvolvimento e suas implicações e identificar os fatores que ajudam a construir a resiliência em seu desenvolvimento. Esta proposta consiste em uma pesquisa do tipo qualitativa e descritiva, visando à compreensão e interpretação dos fatos e informações a serem levantadas em um estudo de campo. A análise se sustentará no referencial sócio-histórico e dentro das teorias do desenvolvimento. Os participantes desta pesquisa são motoristas de ônibus escolar com idades entre trinta a sessenta anos, de ambos os sexos, compreendendo um total de 20 participantes. O recorte de amostra será composto por vinte motoristas de ônibus que prestam serviços a estudantes universitários de uma instituição de ensino superior. Para coleta de dados serão utilizados instrumentos como a entrevista por pauta com os participantes e registradas através de gravadores. Concluída a coleta de dados, as entrevistas serão transcritas e armazenadas no computador. De forma qualitativa serão analisadas todas as informações de acordo com o objetivo deste projeto, bem como a elaboração de relatórios e avaliação. Espera-se que os dados direcionem para contribuição de futuras pesquisas quanto ao processo de resiliência.
Palavras-chave: Adversidade
Desenvolvimento
Resiliência
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6089
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marina_Tiemi_Kobiyama_Sonohara.pdf54.04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.