EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6087
Tipo: Artigo
Título: USO DE NICOTINA E/OU COCAÍNA DURANTE A GESTAÇÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO FETAL E NEONATAL
Autor(es): BASTOS, Marina de Souza
BORNIA, Elaine Campana Sanches
Resumo: O uso de drogas de abuso continua sendo um grande problema de saúde pública. Nas gestantes, esse problema ganha ainda mais importância, pois a exposição dessas pacientes às drogas pode levar ao comprometimento irreversível da integridade do binômio mãe-feto. Esta revisão tem como objetivo chamar à atenção da população para o uso de drogas de abuso durante a gestação, empregando para isto uma comparação dos efeitos nocivos ao feto e ao neonato de duas drogas, uma considerada lícita (nicotina) e outra ilícita (cocaína) que podem ser utilizadas durante a gestação. Realizou-se uma revisão bibliográfica dos periódicos indexados nas bases de dados online e no acervo da biblioteca do Centro Universitário de Maringá. Verificou-se que tanto a nicotina como a cocaína são capazes de produzir episódios de insuficiência placentária e de hipóxia fetal, acarretando crescimento intra-uterino restrito (CIUR), baixo peso ao nascimento, parto prematuro, aborto espontâneo e até malformações; os quais aumentam o risco da mortalidade fetal e infantil. Assim, a prevenção do uso do fumo e cocaína na gestação poderia contribuir para redução na mortalidade fetal e neonatal.
Palavras-chave: Cocaína
Gestação
Nicotina
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6087
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marina_Souza_Bastos.pdf118.66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.