EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6085
Tipo: Artigo
Título: ESTUDO DAS CARACTERÍSTIAS NUTRICIONAIS DAS POLPAS DE MANGAS (MANGIFERA INDICA L.) VARIEDADE TOMMY ATKINS
Autor(es): SATIM, Mariana
SANTOS, Rogério Aparecido Minini dos
Resumo: A variedade de manga Tommy Atkins no mercado brasileiro representa 79% da comercialização, porém após ser colhida ela desenvolve respiração celular de forma intensa, o que acelera sua deterioração, e assim sua comercialização como fruta in natura é dificultada. Desta forma uma alternativa para seu consumo é a industrialização. O processamento e o tipo de embalagem em que o produto é acondicionado têm influência na vida de prateleira dos mesmos, que por apresentarem teores de vitamina C, exigem um material que ofereça boa proteção contra oxidação e luz. Este estudo teve como objetivo determinar as características físicas e químicas de polpas de manga congeladas, visando à comparação destes com a fruta in natura. A metodologia empregada foi a determinação de sólidos solúveis, determinação de pH, quantificação da acidez por titulação, determinação de açúcares-redutores solúveis, determinação do teor de ácido ascórbico e determinação do teor de proteínas através do método de Kjeldahl. Os resultados mostraram que as amostras estão de acordo com a legislação brasileira, exceto na determinação dos sólidos solúveis onde se obteve valores inferiores ao permitido. Frente a estes resultados conclui-se que é possível fazer a substituição da fruta in natura pela polpa congelada, sem que haja prejuízo nutricional.
Palavras-chave: Polpa de manga
Características físico-químicas da manga
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6085
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mariana_Satim.pdf89.95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.