EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6083
Tipo: Artigo
Título: CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL DE SUBCLASSES DE IgG NA RESPOSTA IMUNE AO VÍRUS DA DENGUE
Autor(es): CAMPOS, Mariana Gonçalves
CARDOSO, Caroline de Souza
RIBEIRO, Fernando Henrique das Mercês
OLIVEIRA, Márcia Machado de
Resumo: Dengue é doença tropical com alta prevalência no Brasil, situação relacionada às condições socioeconômicas e ambientais, favorecendo a sobrevivência do Aedes aegypti, seu principal transmissor. O vírus da família Flaviviredae possui quatro sorotipos distintos, e determina formas clínicas variadas como; quadros subclínicos, Febre Clássica do Dengue, Febre Hemorrágica do Dengue (FHD) e Síndrome do Choque do Dengue (SCD). O diagnóstico é feito pelo isolamento viral ou pela detecção de anticorpos no soro dos pacientes. As imunoglobulinas G (IgG) desempenham diversas funções biológicas nas imunidades humoral e celular, e suas diferentes subclasses (IgG1, IgG2, IgG3 e IgG4), têm sido descritas como importantes no curso de doenças infecciosas, tendo relação com a cura ou manifestação de doenças crônicas e degenerativas. Partindo-se deste conhecimento, este trabalho pretende identificar o perfil das subclasses de IgG expressas em amostras de soros de pacientes assintomáticos, porém com sorologia positiva para IgG total, obtidos após a epidemia de 2007; comparar os resultados obtidos com os perfis de IgG observados em amostras sorológicas de pacientes que apresentaram FHD ou SCD; bem como realizar revisão do papel das subclasses de IgG no curso clínico de doenças infecciosas e parasitárias. Amostras de soros serão analisadas por ensaio imunoenzimático (EIA) para identificação das subclasses de IgG utilizando-se anticorpos monoclonais específicos (MERCK). A determinação do perfil de IgG na forma subclínica da Dengue poderá tornar-se fonte de informação para clínicos e epidemiologistas, no entendimento do curso clínico da doença e nas pesquisas para diagnóstico e terapias de prevenção secundária.
Palavras-chave: Dengue
Imunoglobulina G
Subclasses de IgG
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6083
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mariana_Goncalves_Campos.pdf51.67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.