EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6082
Tipo: Artigo
Título: SALVAÇÃO E PECADO NO DISURSO DO PADRE-CANTOR FÁBIO DE MELO
Autor(es): SILVA, Mariana Durski
PIMENTEL, Renata Marcelle Lara
Resumo: Este trabalho pretende analisar o discurso do padre-cantor Fábio de Melo em entrevista no “Programa do Jô” veiculado na Rede Globo, no dia 22 de maio de 2009. Para tanto, utiliza-se a teoria dos Estudos Culturais Britânicos e ampara-se na teoria e método da Análise de Discurso (AD) de linha francesa. A pesquisa em questão traz para o debate questões como consumo, moda, identidade e resistência. Inserido nessa cultura de mídia está o padre Fábio de Melo. O objetivo é analisar o discurso do padre para compreender como se dão as relações entre religião e mercado, fiéis e fãs na construção do imaginário social em torno do padre Fábio de Melo e que discurso(s) se põe(m) em funcionamento no que tange ao (des) encontro entre religião e mídia. De forma específica, busca entender se a imagem do padre construída durante a entrevista e a pregação dos valores católicos estão em conflito ou se completam, se a vaidade manifestada visualmente entra em (des) encontro com o discurso verbal. Também saber se durante a entrevista concedida no “Programa do Jô” ele utiliza o veículo de comunicação como meio evangelizador ou apenas para a disseminação dos produtos lançados por ele mesmo (DVDs, CDs e livros). A imagem visual do padre-cantor Fábio de Melo, atlético e sedutor, vem sobrepor a figura do homem vestido de batina já existente no imaginário popular. O trabalho também pretender demonstrar se essa nova roupagem do líder católico (re) configura a tentativa da igreja católica de garantir retorno dos fiéis aos ritos celebrados ou apenas serve para atrair novos consumidores de produtos católicos.
Palavras-chave: Análise de discurso
Estudos culturais
Mídia
Religião
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6082
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mariana_Durski_Silva.pdf49.92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.