01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/608
Tipo: Dissertação
Título: A gestão do conhecimento e a aprendizagem organizacional: contribuições para o processo de mudança e expansão em uma instituição de ensino superior do Paraná
Autor(es): SILVA, Mara Michela da
Primeiro Orientador: ALMEIDA, Siderly do Carmo Dahle de
Abstract: A história das civilizações apresenta o interesse dos povos em armazenar as memórias de seus grupos. O conhecimento sempre alicerçou as transformações das civilizações e foi diferencial no desenvolvimento das sociedades. O presente trabalho foi desenvolvido a partir da constatação de que organizações mais competitivas e inovadoras adotam o conhecimento como ativo importante para sua sustentabilidade. Neste sentido, reflete-se sobre o processo de aprendizagem organizacional numa instituição de ensino cercada de mudanças e transformações e como a contribuição individual e de grupos pode fomentar a gestão do conhecimento, identificando os ambientes, ferramentas e as práticas de gestão facilitadoras do mesmo. Este trabalho orienta-se para a busca de explicações sobre como se dá o processo de aprendizagem organizacional numa instituição de ensino superior na cidade de Maringá, estado do Paraná, que atua com educação há mais de 25 anos. O núcleo de educação a distância, foco este trabalho, passa por um momento de expansão, em que irá quadriplicar de tamanho e causa curiosidade entender como acontece o processo de aprendizagem num modelo em que o ensino é feito a distância e as unidades de apoio, chamados polos presenciais estão na sua grande maioria distantes fisicamente da matriz. Levando em conta que o processo de transmissão das informações acontece de forma transversal, foram entrevistados colaboradores da matriz e parceiros que atuam nos polos como sócios da instituição, mas sem ter a autonomia na tomada de decisões estratégicas do negócio. A pesquisa é de natureza descritiva com abordagem qualitativa e a estratégia adotada foi o estudo de caso, que permite o aprofundamento na coleta e análise dos dados.
Palavras-chave: Gestão do conhecimento
Aprendizagem organizacional
Gestão de mudança
Comunicação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/608
Data do documento: 15-Dez-2016
Aparece nas coleções:GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARA MICHELA DA SILVA.pdfDissertação987.94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.