EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6078
Tipo: Artigo
Título: O QUE ENSINAR AOS INDIVÍDUOS AMPUTADOS E POR QUÊ: O PAPEL DO ENFERMEIRO NO PROCESSO DE REABILITAÇÃO
Autor(es): SILVA, Maria Ivoneide da
QUEIROZ, Laís Silva de
Resumo: A amputação de membros muitas vezes nos remete às primeiras tentativas de interferência cirúrgica de um ser sobre outro. Hoje esse procedimento pode representar a única possibilidade de a pessoa reassumir suas atividades e de levar uma vida absolutamente normal. O profissional de enfermagem precisa orientar o que a amputação oferece em termos de reabilitação, a fim de que o indivíduo amputado possa adquirir uma qualidade de vida para si, a família e para a comunidade que o cerca e ser inserido na sociedade como um indivíduo com possibilidades de exercer um papel participativo na sociedade. O objetivo desta pesquisa foi de caracterizar a concepção de indivíduos amputados sobre o cuidado e auto cuidado, enfocando as principais etapas do processo de reabilitação e a importância de enfermagem neste processo. Trata-se de uma pesquisa descritiva e quantitativa, os dados foram coletados em uma associação de deficientes por amputação, localizado no noroeste do estado do Paraná, através de um questionário estruturado contendo 10 questões fechadas, respeitando a resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde. Os sujeitos da pesquisa foram 25 indivíduos amputados, no qual somente 13 indivíduos responderam ao questionário. Os pesquisados foram informados e orientados quanto à pesquisa e após assinar o TCLE, aplicou-se o questionário, a fim de identificar as dificuldades no pré e pós-operatório desses pacientes em relação à assistência prestada pelos profissionais de enfermagem. Após o recebimento desse questionário foram avaliadas as respostas e analisadas estatisticamente. Na coleta de dados desse estudo, verificou-se que 100% dos pacientes submetidos à amputação de membro são do sexo masculino, e foram amputados por trauma. Somente 8% relataram ter tido apoio da equipe de enfermagem. Observou-se que há uma escassez de informações e acompanhamento dos profissionais da enfermagem a esses pacientes, dificultando o processo de reabilitação desses pacientes podendo assim a equipe assistencial através do conhecimento teórico oferecer melhor qualidade ao atendimento prático e apoiar o indivíduo em um processo doloroso e difícil da vida, contribuindo para sua reabilitação e inserção na sociedade e em sua própria convivência familiar.
Palavras-chave: Amputação
Cuidado
Enfermagem
Reabilitação
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6078
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria_Ivoneide_Silva.pdf101.14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.