EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6074
Tipo: Artigo de Evento
Título: “Meu pedacinho de céu”: a região rural de Joinville narrada pelas suas mulheres
Autor(es): IWAYA, Maria Elisa Horn
SILVA, Janine Gomes da
Resumo: Esta pesquisa é um desdobramento do Projeto “Memórias da cidade... Diferentes olhares para o patrimônio cultural de Joinville” desenvolvido no correr do ano de 2008, sob orientação da Professora Doutora Janine Gomes da Silva, e financiamento pelo FAP/UNIVILLE. Tem como objetivo problematizar, questões relacionadas à agricultura familiar da região rural de Joinville, bem como, os modos de fazer tradicionais desta região e o impacto que as mudanças ocorridas na cidade em virtude da crescente industrialização e a implementação do Turismo-Rural ocasionaram no cotidiano de mulheres e homens. Para efetivação da pesquisa, foi realizado uma revisão bibliográfica, pesquisa documental e levantamento de dados, principalmente no acervo do Arquivo Histórico de Joinville – AHJ. Devido a pouca produção teórica que enfoque esta temática, levando em consideração a importância do trabalho de mulheres e homens na agricultura familiar e nos programas de turismo rural na cidade, está-se trabalhando com a metodologia da História Oral, por meio de entrevistas, concedidas por mulheres preferencialmente pertencentes aos Grupos de Desenvolvimento da Mulher Rural (GDMR), da Fundação Municipal de Desenvolvimento Rural 25 de Julho. Estas narraram histórias sobre as transformações ocorridas em suas práticas no trabalho agrícola, bem como as mudanças sentidas com o crescente êxodo rural e a política de 1992 que tinha por objetivo incentivar a adesão das famílias do campo ao ciclo do turismo-rural. A partir da análise das entrevistas podem-se problematizar as práticas cotidianas e confrontá-las frente ao disposto pelas peças publicitárias.
Palavras-chave: Gênero
Região rural
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6074
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria_Elisa_Horn_Iwaya.pdf79.5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.