EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6064
Tipo: Artigo de Evento
Título: AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DO SISTEMA DE COMPOSTAGEM COMO DESTINO DE CARCAÇAS DE FRANGOS DE CORTE MORTOS DURANTE A FASE DE CRIAÇÃO
Autor(es): PASSOS, Marco Aurélio Afonso dos Santos Veríssimo dos
SANTOS, José Maurício Gonçalves dos
Resumo: As carcaças dos animais mortos, antes eram eliminadas em fossas, queimadas ou enterradas, comprometendo o meio ambiente com fumaça e odores indesejáveis e ainda atraindo grande quantidades de moscas. Na avicultura o destino dado às aves mortas é a questão a ser analisada, em que diminuir a poluição do meio ambiente pelo tratamento adequado de resíduos é o processo sinalizado pela compostagem. A compostagem é um processo de decomposição oxidativo biológico aeróbio, transformando os resíduos orgânicos em produto estabilizado, com propriedades e características completamente diferentes do material que lhe deu origem. O perfil microbiológico, a temperatura e a relação de carbono/nitrogênio são alguns dos parâmetros a ser analisado durante o processo de compostagem, com o intuito de se obter um composto ideal, possibilitando o seu uso na agricultura. Devido ao comprometimento do meio ambiente causado pelos métodos inadequados no tratamento das carcaças de aves, a compostagem surge como medida alternativa, visando diminuir a poluição ambiental, além de servir como um composto útil à agricultura. O presente trabalho visa acompanhar e monitorar o manejo da compostagem de carcaças de aves em quatro granjas da região Noroeste do estado do Paraná. O acompanhamento será diário, estabelecendo a temperatura do material compostado, bem como analisar se o manejo está sendo feito de forma adequada. Posteriormente ao processo serão coletadas amostras do composto, para análises microbiológicas de Salmonella spp. e da relação de carbono/nitrogênio. As análises serão feitas nos Laboratórios de Microbiologia e Bromatologia do Cesumar, respectivamente. O projeto tem como objetivo acompanhar os diferentes estágios do processo da compostagem de carcaças de aves, além de verificar os benefícios ao meio ambiente e aos produtores. Espera-se portanto que pelo acompanhamento do manejo da compostagem e pela monitoração dos parâmetros (temperatura, perfil microbiológico e relação carbono/nitrogênio) a ser identificados, diminua o impacto ambiental gerado pela prática incorreta do processo, além da formação de um adubo de qualidade.
Palavras-chave: Adubo orgânico
Meio ambiente
Resíduos animais
CNPq: CNPq
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6064
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marco_Aurelio_Afonso_Santos_Verissimo_Passos.pdf53.16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.