EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6056
Tipo: Artigo de Evento
Título: A GINÁSTICA NO CONTEXTO DOS PLAYS
Autor(es): SANTANA, Marcela Garcia de
PARRA, Eduardo Rafael LLanos
SOUZA, Vânia de Fátima Matias de
Resumo: Na atualidade podemos perceber que as crianças estão diminuindo as suas atividades recreativas realizadas ao ar livre, pois, principalmente as de classes mais altas estão sofrendo uma sobrecarga de atividades extras que contradizem ao tempo de lazer necessário para as mesmas, sendo que é nessa fase na qual as crianças necessitam passar por experiências motoras que contribuirão para o seu desenvolvimento. Outro aspecto relevante refere-se ao fato de que, ao brincar as crianças começam por meio do convívio com outras crianças se inserir no contexto sócio-afetivo. Entendemos nesse sentido que a criança, disponibiliza para realizar suas atividades motoras e realizar as atividades lúdicas, parques, quadras centros esportivos ou até mesmo na rua, são locais de brincadeiras realizadas pelas crianças em seus horários de folga, no entanto as residências e condomínios fechados são a melhor opção, já que se trata de um local mais seguro para a pratica do lazer e onde os pais podem ter controle das atividades praticadas. Diante desta realidade o presente estudo será realizado com o objetivo de identificar os movimentos gímnicos realizados pelas crianças durante as brincadeiras nos plays nos condomínios horizontais da cidade de Maringá – PR. A amostra será composta por 30 crianças da faixa etária de 6 a 10 anos de idade de ambos os gêneros, residentes em condomínios fechados horizontais do município de Maringá. Será realizado um diário de campo para verificar os tipos de brincadeiras gímnicas que estão presentes nos plays dos condomínios fechados. Pretende-se com este projeto, analisar se há uma existência da ginástica nas atividades de lazer das crianças e com isso propor subsídios aos profissionais da área para que possam envolver-se em novas pesquisas e que as mesmas possam abrir espaço para uma nova área de atuação.
Palavras-chave: Atividades gímnicas
Crianças
Plays
CNPq: CNPq
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6056
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcela_Garcia_Santana.pdf50.06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.