EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6055
Tipo: Artigo de Evento
Título: O COMPORTAMENTO DO TRABALHADOR DA INDÚSTRIA DE ESTOFADOS COMO CONSEQUÊNCIA DO MODELO DE GESTÃO ORGANIZACIONAL
Autor(es): BEDENDO, Mara Ilce Lopes
MACHADO, Beatriz
Resumo: Uma organização pode adotar vários em sua gestão, embora tenha a tendência a determinado modelo. O comportamento do trabalhador depende de fatores como suas emoções, clima e cultura organizacional, políticas da empresa, métodos de trabalho, recompensas, punições e outras variáveis. Este trabalho visou relacionar a atitude do trabalhador da indústria de estofados com o modelo de gestão adotado pela empresa. Para isto foi definido que a abrangência da pesquisa seria nas cidades de Mandaguari e Sarandi (PR), onde foram aplicados questionários aos gestores de 06 empresas, representando 54,5% do ramo e em 62(20%) pessoas do quadro de trabalhadores. Estes instrumentos de pesquisa tiveram como objetivo cruzar o levantamento bibliográfico sobre o tema com a prática das organizações. Os dados obtidos foram analisados quantitativamente e relacionados com o objetivo da pesquisa. Os resultados mostraram que as empresas pesquisadas trabalham com 31% do seu modelo de gestão voltado para a Escola Clássica, seguido das Escolas de Administração Científica e das Relações Humanas com 17,23%. Os resultados também apontaram que os modelos de motivação que os trabalhadores adotam é o Clássico, com 59% das opções e que de acordo com a Teoria das Necessidades de Maslow, 56% dos trabalhadores encontram-se nas necessidades fisiológicas básica. Isto indica a relação existente entre o modelo de gestão e o que gera a satisfação do trabalhador na empresa. O grau de satisfação apresentado pelos trabalhadores apresentou-se em 74,8%, demonstrando que a maioria dos trabalhadores concorda com o sistema de gestão e as atitudes adotadas pela empresa.
Palavras-chave: Comportamento
Modelos de gestão
Teorias de motivação
CNPq: CNPq
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6055
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mara_Ilce_Lopes_Bedendo.pdf451.83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.