EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6054
Tipo: Artigo de Evento
Título: IMPACTO DA VACINAÇÃO POR ROTAVÍRUS NA MORTALIDADE INFANTIL POR GASTROENTERITE AGUDA
Autor(es): FURLAN, Mara Cristina Ribeiro
RISSARDO, Leidyani Karina
OLIVEIRA, Raquel Gusmão
Resumo: No Brasil, estudos realizados nos últimos anos têm evidenciado o impacto na mortalidade por doença diarréica associada aos rotavírus. Admitindo-se que 40% dos óbitos por doença diarréica em menores de cinco anos são devidos aos rotavírus, e considerando a estimativa de óbitos por doença diarréica de origem infecciosa presumível, nos últimos três anos, é possível estimar a média de óbitos por doença diarréica por rotavírus em aproximadamente mil óbitos (CARMO, 2006). O objetivo da pesquisa é comparar o índice de mortalidade por gastroenterite antes e depois da implantação da vacina contra Rotavírus em crianças de 0 a 4 anos no estado do Paraná. Será um estudo exploratório descritivo, onde serão retiradas informações do banco de dados online DATASUS. Será utilizado o SMI- Sistema de Informações em Mortalidade, onde encontramos os casos de óbitos de 1998 a 2008 por gastroenterite aguda. Também será utilizado dentro do DATASUS o PNI- Programa Nacional de imunização, onde há dados da quantidade de crianças de 0 a 4 anos vacinados contra rotavírus por ano. O Teste de variância (ANOVA) será empregado para análise dos dados. Após coleta, revisão e pré codificação dos dados, serão constituídas tabelas com distribuição de percentuais para as variáveis qualitativas ou categóricas e com cálculo de medidas para as quantitativas ou não categóricas. Serão confeccionadas tabelas relacionando cada macrorregião de saúde do Paraná com seus respectivos casos de diarréia aguda em cada mês do ano, durante os anos de 1998 a 2008. Também serão comparados número de crianças vacinadas e metas cumpridas ou não de vacinação. Espera-se comprovar a diminuição da taxa de mortalidade por diarréia aguda após a implantação da vacina contra rotavírus em 2006.
Palavras-chave: Imunização
Mortalidade
Rotavírus
CNPq: CNPq
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6054
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mara_Cristina_Ribeiro_Furlan.pdf59.54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.