EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6052
Tipo: Artigo de Evento
Título: ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DO TRABALHO E OS DIREITOS DA PERSONALIDADE
Autor(es): SCARPIN, Magna Gamarra Ferro
SILVA, Leda Maria Messias da
Resumo: Esse projeto de pesquisa pretende efetuar um estudo sobre o assédio moral nas relações de emprego, o qual consiste em submeter empregados, quer seja por seus empregadores ou prepostos, bem como empregados entre si, independente da existência de hierarquia entre eles, a situações humilhantes, constrangedoras, enfim, a todo tipo de situação indigna, no ambiente de trabalho. A motivação, dentre outras causas, poderá ser para induzir a vítima a pedir a rescisão do contrato de trabalho. Outrossim, ao longo do estudo, pretende-se estabelecer a relação do assediador com a intencionalidade do ato e os seus efeitos sobre o ambiente de trabalho, inclusive, nos custos empresariais, tendo em vista que o empregado que sofre assédio moral, pode ser afastado do ambiente de trabalho, por motivo de saúde, com problemas sérios que podem levar à depressão e até ao suicídio, ocasionando maiores custos aos empregadores. Um ambiente de trabalho sadio é essencial para que os envolvidos no mesmo, possam desenvolver plenamente sua capacidade de trabalho, com mais alegria e, portanto, mais produtividade. Pretende-se, através do estudo da legislação, doutrina, jurisprudência, dentre outros, enfocando, especialmente, o estudo dos direitos de personalidade lesados no ambiente de trabalho, prevenir e alertar sobre essa conduta, eis que na ocorrência do assédio moral, geralmente, diversos direitos de personalidade podem ser lesados. Portanto, mister que tais direitos sejam conceituados, classificados e relacionados à prática do assédio moral, como meio de coibi-lo. Para tanto, utilizar-se-á do método dialético, dedutivo e sistêmico, bem como de métodos auxiliares, tais como o histórico, qualitativo e quantitativo, especialmente, esses dois últimos, para a análise jurisprudencial, a fim de que se possa ter uma visão, também, na esfera da Justiça do Trabalho, acerca das questões julgadas a esse respeito.
Palavras-chave: Dignidade
Humilhação
Terrorismo psicológico
CNPq: CNPq
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6052
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Magna_Gamarra_Ferro_Scarpin.pdf68.83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.