EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6050
Tipo: Artigo de Evento
Título: A DISCURSIVIDADE DAS IGREJAS TRADICIONAIS, PENTECOSTAIS E NEOPENTECOSTAIS NO CENÁRIO VIRTUAL
Autor(es): SANTOS, Lívia Miranda
AMARAL, Amanda Wessler do
PIMENTEL, Renata Marcelle Lara
Resumo: A sociedade contemporânea é uma sociedade midiatizada, ou seja, em que a mídia exerce grande influência nos demais campos sociais. Devido à pós-modernidade, ao avanço da tecnologia e às facilidades que a internet oferece, o jornalismo encontrou a necessidade de atingir cada vez mais os interesses particulares de pequenos grupos. Nesse cenário, as igrejas têm como propósito propagar suas ideologias e vêm utilizando a internet com este intuito. Assim, o trabalho surgiu do questionamento sobre como os discursos das igrejas se significam nesse meio midiático. Por isso, o objetivo principal deste projeto é explorar as relações entre mídia e religião, de modo a compreender como se configura a discursividade jornalística religiosa nos sites de igrejas protestantes. Especificamente, a pesquisa focaliza como a mídia se apropria da religião e a religião se apropria da mídia. Além disso, considerando que a internet é um veículo novo, detentor de características próprias, diferentes das apresentadas no rádio, televisão ou impresso, este estudo requer que sejam exploradas as condições de produção nesse ambiente e de que forma a circulação no cenário virtual afeta a discursividade das igrejas ao funcionarem nesse meio. Discussões sobre sincretismo religioso e a pós-modernidade serão trabalhadas, já que caracterizam algumas igrejas neopentecostais. Por meio da Análise de Discurso da linha francesa, fundada por Michel Pêcheux, a pesquisa busca explorar as condições de produção das igrejas e se as doutrinas religiosas de cada uma se estabilizam ou não na internet. Para a realização da análise, foram selecionados os sites das igrejas Presbiteriana Independente, Assembléia de Deus e Universal do Reino de Deus, pois representam as divisões do protestantismo brasileiro. As páginas iniciais desses sites foram escolhidas para a construção do percurso analítico. O que se espera desta investigação é saber como os discursos dessas igrejas se sustentam no ambiente online, observando se os mesmos se mantêm ou são (re)configurados nesse cenário virtual.
Palavras-chave: Mídia
Religião
Protestantismo brasileiro
Análise de discurso
CNPq: CNPq
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6050
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Livia_Miranda_Santos.pdf50.57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.