EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6048
Tipo: Artigo de Evento
Título: ANÁLISE LINGUÍSTICA DE CONTOS LYGIANOS SOB A ÓTICA DO GÊNERO DO DISCURSO
Autor(es): OLIVEIRA, Anderson de
ARAÚJO, Luiz Carlos Salles de
KRAEME, Márcia Adriana Dias
Resumo: A presente pesquisa centrará seu foco na concepção interacionista de linguagem, em que o gênero do discurso torna-se objeto de análise, a fim de desvelar seu contexto de produção, sua temática, sua forma composicional e seu estilo. Selecionamos, em vista disso, o gênero conto, da ordem do narrar, o qual se constitui, segundo uma visão bakhtiniana (2005), em uma atividade de leitura e de escrita concreta e histórica; com características relativamente estáveis, vinculada a uma situação típica da comunicação social; e com traços temáticos, estilísticos e composicionais concernentes a enunciados individuais, dessa forma, ligados à atividade humana. Escolhemos os contos de Lygia Fagundes Telles, como corpus para análise, pela temática intimista subjacente à narrativa, em que a visão do homem contemporâneo é construída por meio de sua subjetividade. A metodologia pretendida para a realização desta pesquisa é a qualitativa, de cunho processual e etnográfico, ela orienta-se para a sala de aula, em específico ao nível médio de ensino, colocando em destaque os gêneros discursivos e enfatizando o processo de análise linguística. Para isso, procuraremos identificar a natureza dialógica dos contos selecionados, além de observar criticamente a coleta dos dados, relacionando-os às dimensões teórico-discursivas propostas. Assim, esperamos contribuir para a consciência da atividade docente, por meio do estudo das práticas previstas nos dois eixos do ensino de língua materna (BRASIL, 2000) – o uso e a reflexão – em que a leitura, a análise linguística e a escrita participam de um processo de alteridade em que autor, texto e leitor interagem socialmente.
Palavras-chave: Análise linguística
Conto
Língua materna
CNPq: CNPq
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6048
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luiz_Carlos_Sales_Araujo.pdf83.81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.