EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6044
Tipo: Artigo de Evento
Título: PROGRAMA DE APOIO PSICOLÓGICO PARA AUXILIARES DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL PÚBLICO GERAL COM FOCO NA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Autor(es): FIRMINO, Ana Cláudia
KELLER, Edelvais
MELLO, Luís Egídio Amaral
ESTEVES, Maria Isabel Tessaro
FERREIRA, Vânia Rita
Resumo: A qualidade de vida no trabalho é um indicador fundamental da qualidade de vida em geral, visto que, vida sem trabalho não tem significado. O trabalho passou a ocupar um lugar central na vida do ser humano. O objetivo do presente trabalho é realizar um programa de apoio psicológico direcionado a um grupo voluntário de 12 Auxiliares de enfermagem de um hospital público geral da cidade de Maringá, com foco na qualidade de vida no trabalho. Em uma pesquisa realizada em 2008 por acadêmicos de psicologia do CESUMAR, percebeu-se que esses trabalhadores apresentam sobrecarga de trabalho por falta de pessoal. Segundo dados da pesquisa, as atividades profissionais promovem nesses trabalhadores um grande desgaste físico e psicológico e essa categoria profissional apresenta índices de absenteísmo. O método de trabalho será de pesquisa-ação. A abordagem psicológica a ser utilizada, será a psicodinâmica do trabalho. O programa iniciará com entrevistas individuais nos trabalhadores (pré-teste) inscritos voluntariamente no programa. Serão realizados oito encontros com os auxiliares de enfermagem, onde serão aplicadas breves técnicas de dinâmicas de grupos. Cada encontro terá a duração de uma hora e meia, coordenados pelos acadêmicos sob supervisão. Depois dos oito encontros os participantes serão novamente entrevistados individualmente (pós-teste). Os dados serão analisados e comparados e será elaborado um Relatório Final que será apresentado aos dirigentes hospitalares no final do ano acadêmico. Pretende-se contribuir de alguma forma para a melhoria na qualidade de vida no trabalho dos participantes, para a redução do absenteísmo e melhoria da qualidade dos serviços prestados por esses profissionais nas tarefas de assistência aos pacientes.
Palavras-chave: Programa de apoio psicológico
Qualidade de Vida no Trabalho
Saúde ocupacional
CNPq: CNPq
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6044
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luis_Egidio_Amaral_Mello.pdf51.11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.