EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6043
Tipo: Artigo de Evento
Título: LAJES COM ARMADURA DE BAMBU: UM ESTUDO COMPARATIVO COM AS LAJES CONVENCIONAIS DE AÇO
Autor(es): SOUZA, Lucimeire Brenzan Zampar de
VESPA, Talita Domingues
ARAÚJO, Mauro José de Souza
Resumo: No presente trabalho, foi realizada uma comparação de laje convencional com lajes utilizando armadura feita com bambus Dendrocalamus giganteus e Phyllostachys pubescens, analisando a deformação das mesmas sob o efeito de cargas. A pesquisa tem como principais objetivos substituir as barras de aço pelas de bambu na estrutura da laje e analisar os aspectos de resistência mecânica e deformações do bambu na laje. Para esta finalidade foram construídos três protótipos de laje, sendo duas com armaduras de bambu e uma com armadura convencional de ferro para a análise comparativa. Os testes para análise da deformação foram feitos utilizando aparelhos extensômetros, e cargas de 400 Kgf/m2, analisadas de forma pontual. Os resultados mostraram através dos testes de carregamento que as lajes mantiveram uma linearidade nas curvas de deformação até 200 Kgf/m², porém com ângulos diferenciados. Verificamos que as lajes com armadura de bambu são favoráveis e possíveis de execução, e apresentou deformação dentro das normas brasileiras. Lembramos ainda que o mesmo é um material renovável, não poluente e sustentável, sendo que a sua utilização não acarretaria problemas de ordem ecológica.
Palavras-chave: Concreto-armado
Lajes com bambu
Sustentabilidade
CNPq: CNPq
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6043
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lucimeire_Brenzan_Zampar_Souza.pdf154.85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.