EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6041
Tipo: Artigo
Título: PETROGRAFIA DE INTRUSÕES BÁSICAS MESOZÓICAS E DE HORNFELS NAS FORMAÇÕES IRATI E PONTA GROSSA DA BACIA DO PARANÁ, PR
Autor(es): CHMYZ, Luanna
COSTA, Juliana
VASCONCELLOS, Eleonora Maria Gouvêa
Resumo: No início do Cretáceo, associado à fragmentação do Pangea, diversos corpos ígneos na forma de soleiras e diques intrudiram nas rochas sedimentares da Bacia do Paraná, metamorfizando-as termalmente. Conforme tenha sido o grau deste efeito térmico sobre a matéria orgânica presente em alguns horizontes sedimentares da bacia, um ambiente propício à geração ou a destruição de petróleo pode ter sido gerado. Nas formações Ponta Grossa e Irati, ambas com condições geoquímicas favoráveis à geração de hidrocarbonetos, observam-se minerais e estruturas metamórficas decorrentes deste processo. A partir da análise de amostras coletadas em pedreiras localizadas no estado do Paraná, é possível determinar que as condições de metamorfismo às quais estas duas formações foram submetidas enquadram-se na fácies albita-epidoto hornfels.
Palavras-chave: Bacia do Paraná
Formação Ponta Grossa
Formação Irati
Hornfels
Soleiras
CNPq: CNPq
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6041
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luanna_Chmyz.pdf906.53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.