EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6036
Tipo: Artigo de Evento
Título: EFEITOS DE FATORES AMBIENTAIS SOBRE O PESO AO NASCER DE OVINOS DA RAÇA SANTA INÊS NA REGIÃO DE MARINGA
Autor(es): ZANIBONI, Lisiane
COLOMBO, Antonio Hugo Bezerra
SIMONELLI, Sandra Maria
LOURENÇO, Fabio José
MACEDO, Luiz Gonzaga Pego de
Resumo: Os dados utilizados neste estudo, foram oriundos da propriedade Rancho do Platero localizado no município de Maringá, PR, estrada Santa Fé, km 3. Foram utilizadas informações referentes a animais das raças Santa Inês criados no período de 2007 a 2009, dentre os animais havia 62 matrizes e 90 cordeiros provenientes das mesmas. As fêmeas foram criadas semi confinadas, sendo que durante o dia permaneciam a campo em pastagem de capim croast cross e a noite elas eram confinadas recebendo como complemento silagem de milho. Os cordeiros foram pesados e identificados logo após o nascimento e à partir do 20º ou 21º dia receberam ração no creep feeding, feno de capim croast cross e sal mineral à vontade. A desmama dos cordeiros foi realizado com 65 dias de idade. Observaram-se a característica peso ao nascer (PN) dos cordeiros e as influências dos efeitos não genéticos como o tipo de parto (simples ou duplo) e escore corporal ao parto e ao desmame das matrizes, o sexo do cordeiro e a ordem de parto em que os mesmos nasceram. As análises estatísticas foram feitas pelo pacote estatístico R. De acordo com as análises estatísticas não foi observado efeito significativo do sexo, do escore corporal da mãe ao parto e do tipo de parto sobre o PN (p>0,05). No entanto, foi observado efeito significativo da ordem de parto (p<0,001) sobre o PN.
Palavras-chave: Fatores não genéticos
Manejo
Ovinos Santa Inês
CNPq: CNPq
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6036
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lisiane_Zaniboni.pdf79.52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.