EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6034
Tipo: Artigo de Evento
Título: PREVALÊNCIA DE ENTEROVIROSES EM CRIANÇAS DE COMUNIDADE CARENTE, SARANDI – PR
Autor(es): GUICIARD, Lisiane Dalossi
BATISTA, Thaís de Alcântara
RIBEIRO, Fernando Henrique das Mercês
Resumo: A doença diarreica é uma das doenças mais comuns em crianças, embora demonstre declínio da mortalidade nos últimos anos, em algumas áreas subdesenvolvidas ela ainda permanece como uma das principais causas de morte em crianças menores de dois anos. Os rotavírus são reconhecidamente os agentes virais mais importantes associados às doenças diarréicas agudas, estão relacionados também às condições de higiene e saneamento básico da população. A infecção por rotavírus pode acontecer de forma subclínica, gerando episódios de diarreia que podem variar de um quadro leve, com diarreia líquida e duração limitada a quadros graves com febre, vômitos e desidratação. A transmissão é dada diretamente por via fecal-oral ou indiretamente por água, alimentos e objetos contaminados; tais mecanismos correspondem com a disseminação explosiva da doença. Os objetivos deste trabalho foram determinar a prevalência de enteroviroses, estabelecer a relação entre os agentes infecciosos encontrados aos hábitos das comunidades e posteriormente, elaborar programas de educação sanitária e prevenção na população estudada. Foi aplicado um questionário com responsáveis de crianças de uma creche filantrópica da cidade de Sarandi, com idade de zero a dois anos. As coletas de amostras de fezes foram realizadas pelas acadêmicas na creche, coletando de fraldas e transferindo para recipientes próprios, e as análises executadas em laboratório por imunocromatografia enzimática para captura de antígenos virais. Os resultados encontrados foram negativos, visto que a maioria das crianças coletadas não é carente e que essa infecção aparece mais em períodos chuvosos, e as coletas foram feitas em períodos de seca.
Palavras-chave: Diarréia
Enteroviroses
Rotavírus
CNPq: CNPq
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6034
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lisiane_Dalossi_Guiciardi.pdf71.7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.