EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6031
Tipo: Artigo de Evento
Título: AVALIAÇÃO DA AÇÃO DE EXTRATOS ALCOÓLICOS DE CHOMELIA OBTUSA NA GERMINAÇÃO E CRESCIMENTO DE PLÂNTULAS DE ALFACE (LACTUCA SATIVA L.)
Autor(es): TATIBANA, Letícia Tiemi
SERT, Maria Aparecida
SARRAGIOTTO, Maria Helena
SANTIN, Silvana Maria de Oliveira
Resumo: Espécies do gênero Chomelia são utilizadas para fins medicinais por apresentarem compostos provenientes do metabolismo secundário das plantas. Pesquisas realizadas com esta espécie, no laboratório de Química e produtos naturais da UEM, constataram a presença de compostos com atividades antiinflamatórias, antioxidante e moderada atividade moluscicida. Contudo não há relatos de que tais compostos tenham efeito no desenvolvimento de outras espécies vegetais. O presente trabalho teve por objetivo avaliar a influência do extrato alcoólico de folhas e pequenos ramos de Chomelia obtusa sobre a germinação e crescimento de plântulas de alface. Para observar o efeito deste extrato sobre a germinação, as sementes foram expostas ao extrato nas concentrações de 00; 500; 1000 e 2000µg mL-1 por um período de quatro dias, sendo a germinação acompanhada diariamente. A avaliação do efeito, do extrato sobre o crescimento, foi feita utilizando-se plântulas de alface, com 3mm, nos mesmos tratamentos acima citados. Após o período de três dias as mesmas foram fotografadas e as medidas, das partes aéreas e das raízes, realizadas com a utilização do Auto Cad. Avaliando os resultados constata-se que o extrato Chomelia obtusa não afetou significativamente a germinação e o tempo médio de germinação das sementes de alface, porém, houve influência do extrato sobre a velocidade média de germinação e índice de velocidade de germinação. Quanto ao desenvolvimento das plântulas, o crescimento da parte aérea foi estimulado pelo extrato e o comprimento das raízes foi reduzido conforme a concentração do extrato aumentou. Com este estudo conclui-se que o extrato utilizado teve efeito em alguns parâmetros da germinação e no crescimento inicial das plântulas de alface.
Palavras-chave: Chomelia obtusa
Crescimento
Extrato alcoólico
Germinação
CNPq: CNPq
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6031
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leticia_Tiemi_Tatibana.pdf148.36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.