EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6029
Tipo: Artigo de Evento
Título: AVALIAÇÃO DOS PARÂMETROS FISIOLÓGICOS, ANALGÉSICOS E NEUROENDÓCRINOS UTILIZANDO DIFERENTES DOSES DE TRAMADOL EM CADELAS SUBMETIDAS À OVARIOSALPINGOHISTERECTOMIA
Autor(es): PARRILHA, Letícia Rodrigues
SANTOS, Mariana Venâncio dos
PAOLOZZ, Rodrigo Jesus
CRUZ, Fernando Silvério
Resumo: O Tramadol é um análogo sintético da codeína com grande potencial analgésico, as doses e os efeitos analgésicos dessa droga ainda são pouco conhecidos na Medicina Veterinária. O presente estudo tem como objetivo avaliar os efeitos analgésicos, cardiorrespiratórios e neuroendócrinos deste fármaco, bem como estabelecer uma dose eficaz e ao mesmo tempo evitar possíveis efeitos colaterais. Foram utilizados 24 cadelas, sem raça definida, adultas, de idade e peso variável, saudáveis, submetidas a Ovariossalpingoesterectomia. Os animais foram divididos em 3 grupos, GT1 (n=8): foi administrado pela via intra venosa tramadol na dose de (1mg/kg) 5 minutos após a indução anestésica com o propofol. GT2 (n=8): foi administrado tramadol pela via intravenosa na dose de (2mg/kg) 5 minutos após a indução anestésica com o propofol. GT4 (n=8) foi administrado tramadol pela via intravenosa na dose de (4mg/kg) 5 minutos após a indução anestésica com o propofol. Durante todo o procedimento cirúrgico foram avaliados parâmetros fisiológicos como frequência cardíaca (FC), frequência respiratória (FR). temperatura retal (TR), pressão arterial sistólica (PAS), análise de hemogasometria. No pré, trans e pós operatório foram feitas 6 coletas de sangue para análise de cortisol. Após o término do procedimento cirúrgico, as cadelas foram acompanhadas por um período de 12 horas, afim de avaliar o grau de analgesia, através de variáveis objetivas FR, FC, TR e PAS e variáveis subjetivas como a escala analógica visual. Quando comparado os tratamentos GT1, GT2 e GT4, maior sensação de dor foi observado no tratamento GT1 (1mg/kg), já analgesia significativa foi observada no tratamento GT4 (4mg/kg), mas acompanhado de distúrbios digestórios. Os dados passaram por análise estatística através da análise de variância. As diferenças entre as médias foram avaliadas através do teste de Tukey para intra grupos e o teste dunnet para entre grupos.
Palavras-chave: Tramadol
Analgesia
Cadelas
CNPq: CNPq
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6029
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leticia_Rodrigues_Parrilha.pdf79.88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.