EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6027
Tipo: Artigo de Evento
Título: LEVANTAMENTO FLORÍSTICO E FITOSSOCIOLÓGICO DE UM REMANESCENTE DE MATA CILIAR NA REGIÃO NORTE DO ESTADO DO PARANÁ, BRASIL
Autor(es): GARCIA, Letícia Mônica
SILVA, Rosana Felipe da
ZONETTI, Patrícia da Costa
ROMAGNOLO, Mariza Barion
Resumo: A mata ciliar, conhecida como mata de galeria, mata de várzea, vegetação ou floresta ripária, atua protegendo as nascentes de água e os animais aquáticos, evitando a erosão das margens, funcionando como filtro aos agentes poluidores, servindo de refúgio às aves e animais, favorecendo a criação de corredores de biodiversidade, promovendo o repovoamento faunístico das matas artificiais. O presente trabalho tem como objetivo estudar e conhecer a composição florística e os parâmetros fitossociológicos como: Índice de diversidade de Shannon (H’), densidade absoluta, densidade relativa, dominância absoluta, dominância relativa, frequência absoluta, frequência relativa, índice de valor de importância, índice de valor de cobertura de um remanescente de mata ciliar situado às margens esquerda do Córrego Morangueiro, localizado na região norte do estado do Paraná, na fazenda do Cesumar no município de Maringá. Espera-se encontrar uma grande variedade de espécies, e que estratégias e procedimentos de manejo e conservação sejam estabelecidos no remanescente de mata ciliar. Os dados serão coletados em visitas semanais, utilizando-se o método de parcelas. A área de estudo terá uma área de um ha, sendo subdividida em parcelas fixas, totalizando uma área de 10.000 m² distribuídas no interior do remanescente, e na amostragem serão considerados os indivíduos arbustivos e arbóreos com perímetro à altura do peito (PAP= 1,30 m da superfície do solo) igual ou superior a 15 cm e com ponto de enraizamento dentro dos limites da parcela, os mesmos serão demarcados com plaquetas de aço inoxidáveis obtidas a partir de latinhas de alumínio, que serão fixadas por pregos inoxidáveis, numeradas, onde cada indivíduo terá uma ficha contendo o número da parcela. A identificação preliminar do material botânico será feito no campo e, posteriormente conferida, no laboratório de botânica do Cesumar através de consultas a bibliografias especializadas, e exsicatas preparadas com material coletado, os dados obtidos serão analisados com o programa Fitopac, software livre. Os resultados que serão obtidos neste trabalho são importantes para a realização de estudos posteriores, que consiste em procedimentos de manejo e manutenção, acompanhamento da vegetação e estratégias de recomposição da área.
Palavras-chave: Composição florística
Parâmetros fitossociológicos
Remanescente de mata ciliar
CNPq: CNPq
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6027
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leticia_Monica_Garcia.pdf51.94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.