EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6026
Tipo: Artigo de Evento
Título: IMPACTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INTERVENÇÃO SOCIAL SOBRE A INCIDÊNCIA DE DIABETES MELLITUS TIPO 1 E 2 EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO ESTADO DO PARANÁ
Autor(es): CARMELLO, Letícia Soffa
ANDRADE, Carolinie Ribeiro de
SANTOS, Dayane Dellatorre dos
SABATINI, Juliane Mara
AQUINO, Julimary Suematsu de
Resumo: O Diabetes Mellitus (DM) constitui um grave problema de saúde pública por sua alta frequência na população. O Diabetes Mellitus do tipo 1 (DM1) tem seu pico de incidência ocorre dos 10 aos 14 anos de idade. Enquanto no Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) a idade de início é variável, embora seja mais frequente após os 40 anos. O aumento do número de casos de DM tipo 2 entre adolescentes e jovens acompanhou o aumento da prevalência de obesidade na infância em consequência das mudanças no estilo de vida, ocorridas no final do último século, como alterações na dieta e dramática redução da atividade física. Este estudo tem por objetivo comparar a incidência DM tipo 1 e tipo 2 diagnosticado em crianças e adolescentes e avaliar o impacto das políticas públicas de intervenção social no Estado do Paraná. A partir de dados de números de pacientes com DM cadastrados no Hiperdia, no período entre 2002 e 2008, pode-se observar um registro elevado de casos de DM2 no início do período, um pico no ano de 2007 com consecutivo declínio no ano posterior. Quanto a DM1, os registros comportaram-se da mesma maneira que para DM2 no início do período, mantendo-se estável até 2005, aumentando em 2006, em consequência de um programa de verificação, monitoramento e o acompanhamento dos casos diagnosticados. Tal comportamento epidemiológico evidencia o impacto da implementação de políticas públicas de intervenção social.
Palavras-chave: Adolescente
Criança
Diabetes mellitus
Sistema Único de Saúde
CNPq: CNPq
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6026
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Letica_Soffa_Carmello.pdf254.61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.