EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6025
Tipo: Artigo
Título: PREVALÊNCIA DE OSTEOPOROSE E CONDUTA TERAPÊUTICA EM MULHERES NA PÓS-MENOPAUSA ATENDIDAS POR UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE MANDAGUAÇU - PR
Autor(es): GUIMARÃES, Leonichely Rodrigues Macário
FERREIRA, Adriano Araújo
Resumo: A osteoporose é uma doença que acomete grande parte da população, em especial mulheres após a menopausa, e caracteriza-se por perda da massa óssea levando a um elevado risco de fraturas. É considerada um problema de saúde pública, pois acarreta inúmeros gastos, e leva a incapacidade de muitas pessoas. A incidência de osteoporose em mulheres está relacionada com a falta de estrógenos após a menopausa. Embora seja mais fácil prevenir do que tratar a osteoporose, para pacientes que possuem a doença, o tratamento farmacológico ou não farmacológico é eficaz no sentido de diminuir a dor e evitar risco de fraturas. Sendo assim, esse trabalho teve como objetivo avaliar a prevalência de osteoporose em mulheres na pós-menopausa e a conduta terapêutica realizada em pacientes atendidas por uma unidade básica de saúde (UBS) de Mandaguaçu – PR. O levantamento dos dados foi obtido através de 470 prontuários de pacientes atendidas na UBS durante os meses de novembro e dezembro de 2008, com idade superior a 45 anos. Das pacientes com indicação de osteoporose, foi avaliada a conduta terapêutica indicada pelo médico. Os dados foram comparados com os encontrados na literatura. Cerca de 3,8% da pacientes avaliadas possuíam indicações de osteoporose, sendo a média etária dessas pacientes de 71 anos. A conduta terapêutica mais indicada foi a farmacológica, representada pela ingestão de cálcio. Cerca de 21% das pacientes utilizam analgésico, em associação com a conduta terapêutica para osteoporose.
Palavras-chave: Conduta terapêutica
Menopausa
Osteoporose
CNPq: CNPq
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6025
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leonichely_Rodrigues_Macario_Guimaraes.pdf151.75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.