EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6023
Tipo: Artigo de Evento
Título: MÉTODO PARA CRIAÇÃO DE SOFTWARES MATEMÁTICOS CONSTRUTIVISTAS COM BASE NO MREACoM
Autor(es): UEDA, Clara Matiko
PEREIRA, Lenon Mendes
BERTONCELLO, Ludhiana
Resumo: Este projeto tem como objetivo a elaboração de um método para criação de softwares matemáticos construtivistas, baseado no MREACoM (Método Reeeves Específico para Ambiente Construtivistas Matemáticos) e nos métodos e normas já existentes. O MREACoM foi um método de avaliação de softwares educativos criado durante o desenvolvimento da pesquisa de Iniciação Científica, financiada pelo Centro Universitário de Maringá, no período de 2008 – 2009, pelo acadêmico Lenon Mendes Pereira, Dr. Clara Matiko Ueda e Esp. Júnior César Castilho. Tal método expõe as características necessárias para que um software educativo seja de qualidade, porém sendo apenas voltado aos educadores e profissionais da educação, não abrangendo os programadores e responsáveis pela criação de softwares educativos. Assim sendo, o que a atual pesquisa propõe é a elaboração de um método para criação de softwares educativos e o debate sobre os existentes, se baseando nas características construtivistas apontadas pelo MREACoM, pois a criação deste, visa quebrar as barreiras existentes entre programadores e professores, pois os programadores, na maioria das vezes, não possuem conhecimento educacional suficiente para elaborar um ambiente informatizado educativo de qualidade, surgindo então a necessidade de se criar ferramentas específicas para essa área, procurando traduzir os conceitos educacionais para a área da programação e engenharia de software. Portanto, para desenvolvimento desta, será necessário realizar uma pesquisa bibliográfica sobre os métodos e normas existentes, visando a elaboração de um método específico, contendo as características exigidas pelo MREACoM e que abranja conceitos atuais de educação e de programação, sendo assim possível uma contextualização entre estas.
Palavras-chave: Avaliação de softwares
Criação de softwares
Softwares educativos
CNPq: CNPq
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6023
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lenon_Mendes_Pereira.pdf67.71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.