EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6022
Tipo: Artigo
Título: AMAMENTAÇÃO, MAMADEIRA OU COPINHO? AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE MUSCULAR EM DIFERENTES MÉTODOS DE ALIMENTAÇÃO
Autor(es): SILVA, Laíssa Vieira
GOMES, Cristiane Faccio
Resumo: O leite materno é importante para a saúde geral do bebê, apresenta vantagens psicossociais, para a saúde geral da mãe e atualmente tem sido discutida a importância para a Fonoaudiologia, por ser essencial para o equilíbrio do crescimento e desenvolvimento do Sistema Estomatognático, além de propiciar um crescimento facial harmônico e amadurecimento oral, estimulando a tonicidade muscular e o desenvolvimento da ATM. Na necessidade de fornecer um método alternativo e temporário para o aleitamento materno a mamadeira não é a única forma de alimentar o lactente, visto que existe a alternativa, já adotada por diversas instituições de saúde brasileiras e mundiais, do uso do copo. Essa pesquisa pretende caracterizar a atividade muscular realizada durante a sucção na alimentação de lactentes a termo, visando comparar os diferentes métodos de alimentação: aleitamento materno, mamadeira e copo, visto que a eletromiografia é o método mais preciso e inovador para realização da mesma. Participarão cerca de 25 lactentes nascidos a termo e sem nenhum tipo de intercorrência pré, peri ou pós-natal de ambos os gêneros, com faixa etária entre dois a quatro meses de idade, divididos em 5 grupos: Grupo A: 5 bebês em aleitamento materno exclusivo (EMG em aleitamento), Grupo B: 5 bebês em aleitamento materno e uso de mamadeira (EMG em aleitamento), Grupo C: 5 bebês em aleitamento materno e uso de mamadeira (EMG em mamadeira), Grupo D: 5 bebês em aleitamento materno e copo (EMG em copo) e Grupo E: 5 bebês com uso exclusivo de mamadeira (EMG mamadeira). Os dados serão coletados na clínica escola de Fonoaudiologia do Cesumar. Serão observadas e comparadas as atividades dos músculos masseter e bucinador, através de eletromiografia de superfície desses lactentes. A partir dos resultados obtidos será realizada análise quantitativa através de gráficos, tabelas e porcentagens. Esperase encontrar no aleitamento materno exclusivo maior benefício para o lactente, de acordo com a atividade do músculo masseter, seguida pelo copo, pois se acredita que a musculatura facial que será utilizada na alimentação por copo é semelhante à musculatura envolvida no aleitamento materno, preparando o lactente para desempenhar a função da mastigação. Em oposição, os grupos que utilizarão bicos artificiais provavelmente apresentarão menor atividade do músculo masseter e maior do músculo bucinador, fato que poderá acarretar diversas alterações no crescimento das estruturas e desenvolvimento das funções do Sistema Estomatognático.
Palavras-chave: Eletromiografia
Métodos de alimentação
Lactentes
CNPq: CNPq
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6022
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Laissa_Vieira_Silva.pdf51.26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.