EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6017
Tipo: Artigo de Evento
Título: COMPOSTOS FENÓLICOS TOTAIS DE EXTRATO DE UVA ISABEL E SUA AÇÃO SOBRE BACTÉRIAS ÁCIDO-LÁTICAS QUE CAUSAM LIMOSIDADE EM SALSICHA
Autor(es): MARDIGAN, Laura Paulino
SCHER, Sheila Luciana
SORA, Gisele T. de Souza
FUCHS, Renata Hernandes Barros
Resumo: A uva Isabel é uma das principais cultivares de Vitis labrusca. Sendo destaque como uva de mesa comum, variedade rústica e, portanto, menos exigente. O desenvolvimento do trabalho foi feito com o objetivo determinar conteúdo total de compostos fenólicos em extrato de uva Isabel (Vitis labrusca) pelo método de Folin-Ciocalteau em análise espectrofotométrica e avaliar a atividade in vitro do extrato de uva sobre Bactérias Ácido-Láticas (BAL), causadoras de limosidade em salsichas. O resultado médio do teor de fenólicos totais no extrato de uva Isabel foi de 14,80 mg/mL. As salsichas foram banhadas em extrato de uva, embaladas a vácuo e armazenadas em geladeira, com temperatura de 8°C. Determinou-se o teor de BAL nas salsichas com e sem tratamento com extrato de uva nos dias 0, 15, 30 e 45. Constatou-se que houve diferença significativa, onde os resultados para análise sem extrato de uva foram 2,74; 4,38; 5,18 e 6,78 log UFC/mL. Nas amostras com tratamento de extrato de uva foram 1,70; 4,09; 3,37 e 4,48 log UFC/mL. A concentração dos compostos fenólicos do extrato de uva pode ser influenciada pelo tipo de extração e procedimentos empregados na produção do extrato de uva e pelas reações que ocorrem durante o seu armazenamento.
Palavras-chave: Fenólicos totais
Vitis labrusca
Bactérias láticas
CNPq: CNPq
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6017
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Laura_Paulino_Mardigan.pdf110.78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.