EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6015
Tipo: Artigo de Evento
Título: INFLUÊNCIAS DE FATORES NÃO GENÉTICOS SOBRE O PESO AO DESMAME DE OVINOS SANTA INÊS NA REGIÃO DE MARINGÁ
Autor(es): RAMALHO, Larissa
COLOMBO, Antônio Hugo Bezerra
GOULART, Jéssica Renata
SIMONELLI, Sandra Maria
LOURENÇO, Fábio José
MACEDO, Luiz Gonzaga Pego de
Resumo: Foram analisados dados de ovinos da raça deslanada Santa Inês, pertencentes à propriedade Rancho do Platero, localizada no município de Maringá, PR. Foram coletados dados de 64 matrizes ovinas e 90 cordeiros. As fêmeas foram mantidas em semi confinamento, ou seja, soltas durante o dia e confinadas durante a noite, período em que recebiam ração, feno e sal mineral. Os cordeiros foram identificados e pesados ao nascer e a partir do 20º dia receberam ração em sistema creep feeding. A desmama dos cordeiros ocorreu aos 65 dias de idade, sendo que todas as informações foram coletadas pelo próprio criador. A característica observada neste trabalho foi o peso ao desmame, sendo incluídos no modelo as variáveis sexo do cordeiro, escore corporal da fêmea ao parto e ao desmame, o tipo de parto e a ordem de parto em que o cordeiro nasceu. Para as análises foi utilizado o programa estatístico R e foi observado efeito significativo somente para a variável ordem de parto. Observou-se que animais nascidos de 3º parto apresentaram média superior para o peso ao desmame (17,22±0,567) em relação ao 2º (16,65±0,775) e ao 1º (16,38±0,913). Conclui-se neste trabalho que fatores não genéticos são importantes fontes de variação no peso ao demame, no entanto, essas influências não foram relevantes.
Palavras-chave: Fatores ambientais
Potencial genético
Influência materna
CNPq: CNPq
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6015
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Larissa_Ramalho.pdf78.41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.