EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6010
Tipo: Artigo
Título: CARACTERIZAÇÃO DA DISMENORRÉIA PRIMÁRIA E SECUNDÁRIA E OS FÁRMACOS UTILIZADOS NO TRATAMENTO
Autor(es): RODRIGUES, Larissa da Costa
LUCIO, Léia Carolina
RAMOS, Edvan Rodrigo de Paula
Resumo: A dismenorréia é uma doença que acomete mulheres com ciclo menstrual ativo e se subdivide em dois grupos: primária e secundária. A dismenorréia primária está associada a fenômenos naturais, fisiológicos associados à menstruação. A dismenorréia secundária está relacionada a problemas de saúde que afetam a mulher, sejam esses problemas fisiológicos ou morfológicos. Tanto uma quanto a outra possuem tratamento, porém elas se diferem quanto a origem e intensidade dos sintomas. Os fármacos frequentemente utilizados no tratamento da dismenorréia primária são analgésicos e anti-inflamatórios não esteróides. Contudo para grande parte dos tratamentos para dismenorréria secundária são necessários avaliações ginecológicas através de exames para o diagnóstico deste tipo de dismenorréia. Mulheres com hábitos de vida mais saudáveis, como a prática regular de exercícios físicos, alimentação variada e com poucos fatores desencadeantes de stress apresentam uma diminuição na intensidade das cólicas menstruais. No entanto, a dismenorréia é uma patologia bastante evidente entre as mulheres e a maioria delas desconhecem sua etiologia e as formas de tratamentos existentes, permanecendo com cólicas menstruais mensalmente durante todo ciclo menstrual. Este estudo tem como objetivo principal identificar as duas formas de dismenorréia entre as acadêmicas do Cesumar e estabelecer as principais metodologias de tratamento. O trabalho será realizado através de pesquisa descritiva com aplicação de questionário às mulheres dos cursos de graduação da área da saúde e biotecnologia, incluindo Ciências Biológicas, Fisioterapia, Biomedicina, Farmácia, Nutrição, Fonoaudiologia, Psicologia, Enfermagem e Estética e Cosmética. A amostragem populacional será feita entre mulheres pertencentes à faixa etária de 18 a 25 anos. O questionário conterá perguntas referentes ao ciclo menstrual e processos relacionados. Além dessa pesquisa, propõe-se uma pesquisa exploratória com revisões bibliográficas fundamentadas cientificamente. As fontes de informação podem ser adquiridas em bancos de dados on-line, bancos de teses de universidades e periódicos. Os resultados obtidos serão analisados e apontados em gráficos e tabelas. A partir dos resultados, pretende-se esclarecer dúvidas e auxiliar o publico feminino no reconhecimento e tratamento da dismenorréia conhecida, popularmente, como “cólica menstrual”.
Palavras-chave: Ciclo menstrual
Cólicas menstruais
Fármacos
CNPq: CNPQ
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6010
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Larissa_Costa_Rodrigues.pdf51.1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.