EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6009
Tipo: Artigo de Evento
Título: TRATAMENTO ANAERÓBIO DE VINHAÇA DE CANA-DE-AÇÚCAR EM REATOR DE FLUXO PISTONADO PREENCHIDO COM PEDRAS DE CALCÁRIO: ESTUDO PRELIMINAR
Autor(es): SOUSA, Larissa Beatriz de
SOUZA, A.J.Q.
RIBAS, M.M.F.
FREITAS, P.S.L.
Resumo: Neste trabalho o reator anaeróbio foi avaliado com o intuito de simular um canal de escoamento de vinhaça preenchido com pedras de calcário. O experimento foi dividido em seis fases experimentais e em cada fase o reator foi submetido a diferentes concentrações orgânicas de 3,0; 5,0; 12,0; 9,0 e 7,5 g DQO/L aplicadas nas fases I a VI, respectivamente. Na fase V o sistema permaneceu em batelada sem alimentação, durante 19 dias com 9,0 g DQO/L. Após este período, observou-se que o desempenho do sistema tendeu a estabilidade, alcançando 47% na fase V com 7,5 g DQO/L. Observou-se que houve diminuição do teor de potássio em média 800 mg/L para 594 mg/L, isso provavelmente pela solubilização do calcário. O valor médio de pH do efluente de cada fase aumentou de 4,9 para acima de 6,0. Com base nos resultados, pôde-se concluir que o reator avaliado mostrou eficiência na remoção de DQO, diminuição de K, aumento de pH, de alcalinidade, de Ca e de Mg.
Palavras-chave: Usina sucroalcooleira
Agroindustrial
Otimização de tratamento
Processos biológicos
CNPq: CNPQ
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6009
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Larissa_Beatriz_Sousa.pdf273.82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.