01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/600
Tipo: Dissertação
Título: O Modus Operandi de uma organização de Tecnologia da Informação (TI) no âmbito da gestão do conhecimento: estudo do caso de uma empresa desenvolvedora de software localizada na região do oeste paulista
Autor(es): SANTOS, Andreia Mileski Zuliani
Primeiro Orientador: TATTO, Luiz
metadata.dc.contributor.advisor-co1: BORDIN, Reginaldo Aliçandro
Abstract: Na nova conjectura econômica, o conhecimento passa a ser um recurso econômico. As organizações, principalmente as menos providas de recursos, no esforço de se adequarem a esse mundo mais complexo e competitivo, procuram estratégias que contribuam para seu progresso. As organizações, na tentativa de identificar e enfrentar épocas de transição e uma economia instável buscam por novos modelos de gestão e melhores práticas para alcançar seus objetivos. A Gestão do Conhecimento e suas práticas vêm colaborar para a identificação, codificação e socialização do conhecimento nas organizações. Portanto, o presente estudo tem por objetivo investigar como ocorre o fomento à estruturação e à difusão do conhecimento nas organizações de tecnologia da informação. Para tanto, procura-se conhecer o modus operandi das organizações de TI, em especial as desenvolvedoras de software, no que concernem às suas estratégias e práticas de gestão do conhecimento. O estudo justifica-se devido as empresas de TI estarem inseridas em um ambiente mais dinâmico e complexo, necessitando acompanhar as mudanças tecnológicas que são mais intensas nesse campo, o que impacta seu modo de produzir e organizar o trabalho. Dessa forma, realizou-se um estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa utilizando como estratégia de pesquisa o estudo do caso de uma organização de TI, localizada na região do oeste paulista. Os resultados demonstram que a organização de desenvolvimento de software do oeste paulista tem procurado fazer gestão do conhecimento mediante recursos disponíveis direcionando seus esforços quanto ao tripé pessoas, processos e tecnologia, bem como adotado alternativas para sua sustentabilidade. Todavia precisam que os incentivos governamentais sejam efetivos para o negócio e adequados a sua realidade. Espera-se que o estudo possa fomentar reflexões e estimular demais investigações sob a ótica do conhecimento sobre as temáticas apresentadas.
Palavras-chave: Capital intelectual
Conhecimento
Gestão do conhecimento
Modelos de gestão
Tecnologia da informação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/600
Data do documento: 24-Fev-2016
Aparece nas coleções:GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDREIA MILESKI ZULIANI SANTOS.pdfDissertação2.58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.