01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5998
Tipo: Dissertação
Título: As práticas de gestão do conhecimento e seus impactos sobre o problema da violência escolar na educação básica: um estudo de caso
Autor(es): LUZ, Rosângela Carrilho Martins
Primeiro Orientador: PEREIRA , José Aparecido
metadata.dc.contributor.advisor-co1: TATTO, Luiz
metadata.dc.contributor.referee1: PINTO, Rodrigo Haysi
metadata.dc.contributor.referee2: PERIOTTO, Tânia Regina Corredato
Resumo: O fenômeno da violência escolar tem aumentado nos últimos anos e constitui um problema que impacta diretamente no processo de aprendizagem dos estudantes, pois interfere negativamente no trabalho dos envolvidos na ação pedagógica. É necessário que eles e profissionais da área educacional adotem práticas de gestão e estratégias de conscientização sobre a importância de estudar, discutir e debater sobre o fenômeno da violência no ambiente escolar. O objetivo principal desta pesquisa é investigar se as práticas de gestão do conhecimento em uma instituição de ensino contribuem ou impactam positivamente frente ao problema da violência escolar. O estudo está organizado em três capítulos. No primeiro, é abordado sobre o fenômeno da violência no contexto escolar. No segundo, é apresentada uma reflexão sobre a gestão do conhecimento e suas práticas no contexto das organizações. No terceiro, o propósito fundamental é, em primeiro lugar, descrever os dados coletados através de uma pesquisa de campo ligados às práticas de gestão de conhecimento e, em seguida, fazer uma análise dos seus impactos sobre a violência na instituição de ensino pesquisada. Os procedimentos metodológicos adotados pautaram-se na leitura, análise e interpretação dos textos que discutem sobre o tema. Também foram orientados pela pesquisa quantitativa, uma vez que dados foram coletados para análise. O instrumento de análise utilizado em relação aos dados foi o método hermenêutico. A pesquisa é relevante porque o tema é atual e, também, porque há poucas pesquisas que relacionam violência escolar com práticas de Gestão do Conhecimento.
Palavras-chave: Violência escolar
Gestão do conhecimento
Práticas de gestão
Educação
CNPq: CNPQ::INTERDISCIPLINAR
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
metadata.dc.publisher.program: Gestão do Conhecimento nas Organizações (Mestrado)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5998
Data do documento: 28-Fev-2019
Aparece nas coleções:GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROSÂNGELA CARRILHO MARTINS LUZ.pdf1.24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.