01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES PROMOÇÃO DA SAÚDE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5987
Tipo: Dissertação
Título: O idoso e o atropelamento em vias públicas: caracterização e evolução do evento no período de 2007 a 2017, em um município do sul do Brasil
Autor(es): KERBER, Vera Lúcia
Primeiro Orientador: BERTOLINI, Sonia Maria Marques Gomes
metadata.dc.contributor.advisor-co1: BORTOLOZZI, Flávio
metadata.dc.contributor.referee1: MARQUES, Amélia Pasqual
metadata.dc.contributor.referee2: MILANI, Rute Grossi
Resumo: O número de ocorrências de atropelamento aumentou nos últimos anos e o trânsito vem se tornando mais perigoso, tanto pela inadequação do planejamento urbano, como pela falta de atenção dos motoristas. O pedestre idoso apresenta um risco mais elevado de se envolver nestes eventos e de sofrer graves lesões. Este estudo teve como objetivo caracterizar os atropelamentos de idosos nas vias públicas de Maringá - PR, no período de 2007 a 2017, considerando principalmente as seguintes variáveis: número de ocorrências, idade, sexo, classificação das lesões, tipo de veículo, ano, mês, dia e horário dos acidentes, bem como sua distribuição espacial. Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa do tipo transversal descritivo. Foram pesquisados dados de natureza secundária nos Relatórios de Atendimento do Socorrista – RAS, do 5º Grupamento de Bombeiros de Maringá – PR. Das 4213 ocorrências de atropelamentos registradas, considerando todas as idades, 21,78% (918 casos) envolveram idosos, sendo que a faixa etária mais acometida foi a de 60 a 79 anos. Em mais da metade dos atropelamentos (53,81%) o veículo caracterizava-se como automóvel. Verificou-se uma grande variação do número de ocorrências anuais ao longo do período avaliado. Em relação ao mês de ocorrência, notou-se que o mais frequente foi o mês de maio, com 11,33% de todos os atropelamentos de idosos no período considerado. Quanto ao horário do atropelamento, constatou-se um maior número de acidentes entre às 18:00 e 19:59 horas. Avaliando as lesões acarretadas devido aos atropelamentos de idosos, identificou-se uma grande quantidade de escoriações, sobretudo nos membros superiores direito (30%) e esquerdo (33%). Verificou-se que 22,11% das ocorrências referiam-se aos acidentes no centro da cidade e 11,00% foram registradas no bairro Alvorada. Essas duas regiões concentram quase um terço de todos os atropelamentos considerados. Observou-se que 11,98% das ocorrências se deram na Avenida Brasil, 6,64% na Avenida Colombo e 6,21% na Avenida Pedro Taques. Diante dos resultados encontrados prevalecem como vítimas de atropelamento no município de Maringá, idosos jovens, sem diferenças significativas em relação ao sexo. Apesar de preocupante, o número de ocorrências de atropelamento vem se mantendo estável nos últimos anos e os automóveis são os principais veículos envolvidos. O maior número é encontrado no Centro da cidade, no final da tarde e início da noite, as segundas e quartas-feiras e no mês de maio. Em relação às lesões, os segmentos corporais mais frequentemente comprometimentos são os membros superiores.
Palavras-chave: Acidente de trânsito
Envelhecimento
Pedestre
Promoção da saúde
CNPq: CNPQ::INTERDISCIPLINAR
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
metadata.dc.publisher.program: Promoção da Saúde (Mestrado)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5987
Data do documento: 22-Fev-2019
Aparece nas coleções:PROMOÇÃO DA SAÚDE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VERA LUCIA KERBER.pdf878.68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.