01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES PROMOÇÃO DA SAÚDE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5970
Tipo: Dissertação
Título: Distúrbios cognitivos no processo de envelhecimento: associação entre nível de atividade física, qualidade de vida, prevalência de tabagismo e alcoolismo
Autor(es): MARÇAL, Danilo Francisco da Silva
Primeiro Orientador: BENNEMANN, Rose Mari
metadata.dc.contributor.advisor-co1: CORTEZ, Lucia Elaine Ranieri
metadata.dc.contributor.referee1: FÁVERO, Maria Teresa Martíns
metadata.dc.contributor.referee2: MILANI, Rute Grossi
Resumo: O envelhecimento da população é fato evidente e requer a adoção de ações interdisciplinares e integração de conhecimentos. Diversas pesquisas mostram a presença de distúrbios cognitivos, sobretudo nas idades mais avançadas. Entretanto, há poucos estudos que estabeleçam a relação entre comprometimento cognitivo com o nível de atividade física, qualidade de vida, e prevalência de tabagismo e alcoolismo na população idosa. Objetivo: identificar a associação da capacidade cognitiva com as variáveis sociodemográficas e econômicas, nível de atividade física, qualidade de vida e prevalência de tabagismo e alcoolismo em idosos. Metodologia: trata-se de um estudo transversal, com coleta de dados primários e secundários e abordagem descritiva-analítica. A pesquisa realizou-se no município de Porto Rico-PR. A amostra foi constituída por cento e oitenta (180) idosos, dos quais 60,6% (109) eram do sexo feminino e 39,4% (71) do sexo masculino, com média de idade de 70,8 (± 7,9) anos. A coleta de dados efetivou-se por meio da aplicação de questionários que identificaram o perfil sociodemográfico e econômico, a capacidade cognitiva, o nível de atividade física, a prevalência de tabagismo e alcoolismo dos idosos. Foram aplicados testes específicos para verificar a associação entre as variáveis. Resultados: a maioria dos idosos (82,22%) apresentou distúrbios cognitivos. Associação estatisticamente significativa foi verificada entre capacidade cognitiva, grupo etário (p=0,0396), situação ocupacional (p=0,0067) e alcoolismo (p=0,0274). A maioria dos entrevistados foi classificada como fisicamente ativa (89,44%). As mulheres eram significativamente mais ativas que os homens (p=0,0012). Em relação ao grupo etário, quanto mais jovem, maior era o nível de atividade física (p=0,0002) e a renda familiar também se associou positivamente com o nível de atividade física (p=0,0230). Idosos do sexo masculino mostraram maiores problemas relacionados ao uso de álcool (p=0,0006). Tabagismo, nível de atividade física e qualidade de vida não mostraram associação estatisticamente significativa com a capacidade cognitiva. Conclusões: há prevalência expressiva de distúrbios cognitivos na amostra avaliada. Idosos mais velhos, que não possuem atividade ocupacional e que apresentam problemas relacionados ao uso de álcool são mais acometidos por distúrbios cognitivos. Esta pesquisa deve servir de base para que outros estudos sejam capazes de abranger mais variáveis e aprofundar os conhecimentos relacionados à promoção da saúde da população idosa dessa região.
Palavras-chave: Idoso
Cognição
Atividade física
Qualidade de vida
Alcoolismo
CNPq: CNPQ::INTERDISCIPLINAR
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
metadata.dc.publisher.program: Promoção da Saúde (Mestrado)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5970
Data do documento: 8-Fev-2017
Aparece nas coleções:PROMOÇÃO DA SAÚDE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANILO FRANCISCO DA SILVA MARÇAL.pdf2.85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.