EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5939
Tipo: Artigo
Título: OS ASPECTOS CONTROVERTIDOS DA REPRODUÇÃO ASSISTIDA
Autor(es): GONÇALVES, Kemella Carolina Abdallah
LOPES, Cinthya Gimenez
Abstract: As pesquisas biotecnológicas obtiveram um avanço significativo na área da reprodução medicamente assistida, de forma a trazer para muitos casais a possibilidade de ter filhos. O objetivo da pesquisa é encontrar soluções para os conflitos oriundos das técnicas de reprodução assistida e sua previsão legal no nosso ordenamento jurídico está respaldada no art. 1.597 do Código Civil, garantindo a presunção de filiação e demais conseqüências. No entanto, tal evolução trouxe diversos questionamentos na sociedade quanto às questões religiosas, éticas e jurídicas principalmente para o Direito de Família, assim também como muitos direitos a serem resguardados, quais sejam o direito à vida, a procriação e a destinação dos embriões excedentes. Portanto, o Estado-Direito tem que estar apto a proteger toda e qualquer modificação que a sociedade venha a sofrer, garantindo especialmente os direitos da personalidade do embrião deste de sua concepção no ventre materno e não após o seu nascimento com vida conforme prevê o art. 2° do Código Civil.
Palavras-chave: Reprodução assistida
Procriação
Filiação
Personalidade
Técnicas reprodutivas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5939
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
kemella_carolina_abdallah_goncalves.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)66.56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.