EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5936
Tipo: Artigo
Título: DESENVOLVIMENTO DE UMA POMADA CONTENDO EXTRATO DE PERESKIA ACULEATA
Autor(es): BARROS, Kellen Nobre de
GUIMARÃES, Hudson Efrain Theodoro
SARTOR, Claudenice Providelo
FELIPE, Daniele Fernanda
Abstract: Nos últimos anos, tem aumentado o interesse pelo uso terapêutico de produtos naturais, sendo importante a realização de pesquisas que busquem o desenvolvimento de produtos a partir de plantas medicinais. Uma planta que tem se mostrado promissora no campo fitoterapêutico é a espécie Pereskia aculeata, popularmente conhecida como ora-pro-nobis, que tem sido empregada na medicina popular no abrandamento dos processos inflamatórios e na recuperação da pele em casos de queimadura. O presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de uma formulação tópica contendo extrato das folhas de Pereskia aculeata para avaliar sua atividade cicatrizante. Assim, foi preparado o extrato de Pereskia aculeata, e a pomada foi manipulada seguindo a formulação: Lanette N, lanolina anidra, vaselina líquida, propilparabeno, metilparabeno, água destilada, Tween 20 e extrato de Pereskia aculeata. Foi realizado o controle de qualidade da pomada sendo avaliados os itens aspecto, consistência, cor, odor e pH, que continuam sendo avaliados no estudo de estabilidade acelerada. O estudo da ação cicatrizante da pomada será realizado em feridas cutâneas experimentais utilizando ratos. Os testes de controle de qualidade realizados com a pomada mostraram resultados satisfatórios. Quanto ao estudo de estabilidade acelerada, após 30 dias o produto mostrou-se estável, pois suas características iniciais foram mantidas. O estudo da ação cicatrizante da pomada ainda não foi realizado. A pomada desenvolvida apresentou parâmetros de qualidade e estabilidade adequados até o presente momento, sendo que as próximas etapas da pesquisa serão a conclusão do estudo de estabilidade e a avaliação da ação cicatrizante do produto desenvolvido.
Palavras-chave: Cicatrizante
Pereskia aculeata
Pomada
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5936
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
kellen_nobre_barros.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)87.92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.