EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5935
Tipo: Artigo
Título: PERFIL NUTRICIONAL DE PRÉ - ESCOLARES E ESCOLARES DE UMA INSTITUIÇÃO FILANTRÓPICA DA CIDADE DE MARINGÁ, PR
Autor(es): BENTO, Katia Cristina Espínola
ZANQUETTA, Isabelle
Abstract: Na infância a avaliação do estado nutricional consiste em um instrumento essencial para identificar a situação de saúde, pois diagnósticos fora da eutrofia, podem estar associados ao desenvolvimento de doenças e prejuízo do crescimento e/ou desenvolvimento. Atualmente vivemos a transição nutricional, ou seja, da desnutrição para a obesidade e é sabido que apresentam efeitos deletérios à saúde. O diagnóstico do estado nutricional auxilia no planejamento de ações de promoção da saúde, alimentação e nutrição adequadas no ambiente escolar e permite uma intervenção precoce, prevenindo ou tratando complicações. Sendo assim este trabalho teve como objetivo realizar a avaliação do estado nutricional de pré-escolares e escolares. Tratou-se de uma pesquisa quantitativa, transversal, na qual foram avaliados 76 crianças de ambos os sexos com idade entre 6 a 9 anos. O local da coleta de dados foi em uma creche filantrópica da cidade de Maringá, PR para avaliação do estado nutricional foram mensurados o peso e a estatura. Para análise dos dados foram utilizados os índices: peso por idade (P/I), peso por estatura (P/E) e estatura por idade (E/I), expressos em unidades de desvio-padrão (escore z) relativamente ao padrão antropométrico de referência do National Center for Health Statistic (NCHS, 2000). Para classificação do estado nutricional foi adotado o critério proposto pela Organização Mundial da Saúde (WHO, 1995). Os resultados mostraram que entre as crianças avaliadas houve maior prevalência de eutrofia, Também observou déficit de crescimento em 10,3% das crianças. e maior prevalência de excesso de peso (30%). O sexo mais comprometido foi o masculino.
Palavras-chave: Estado nutricional
Crianças
Creche
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5935
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
katia_cristina_espinola_bento.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)79.6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.