EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5921
Tipo: Artigo
Título: ESTUDO DO RENDIMENTO DO ÓLEO ESSENCIAL, DE FOLHAS E FLORES DE Achillea millefolium EM DIFERENTES ÉPOCAS DE COLHEITA
Autor(es): SABATINI, Juliane Mara
SAKIYAMA, Lea Mari
CORTEZ, Lucia Elaine Ranieri
Abstract: O uso de plantas medicinais, com fins de tratamento e cura de doenças e sintoma, remota ao início da civilização. Dentre as plantas medicinais aromáticas existentes, cita-se a Achillea Millefolium L. também conhecida popularmente por mil-folhas. É utilizada no Brasil na medicina tradicional, por possuir atividades antibacteriana, antitumoral, antiinflamatória e antioxidante. Quimicamente apresenta óleo essencial (azuleno, borneol, cineol), flavonóides, taninos e glicosídeos amargos. A época em que uma droga é coletada é um dos fatores de maior importância, visto que a quantidade e, às vezes, até mesmo a natureza dos constituintes ativos não é constante durante o ano. A colheita se deu em julho, agosto e outubro, nos inícios da manhã, tarde e noite, e secas à sombra. Para a extração do óleo utilizou-se o método de destilação por arraste a vapor, por 3 horas. Posteriormente avaliou-se o volume de óleo obtido e calculou-se o rendimento. O maior rendimento ocorreu nos meses de agosto, outubro e maio, com médias de 0,20, sendo grande a diferença quando comparados ao mês de julho, com 0,15ml. Já o maior valor encontrado de rendimento comparando os períodos ocorreu no horário da tarde, com média de 0,20 ml. Altas temperaturas influenciam em uma maior produção do óleo, e nesta época a temperatura foi mais elevada. O período e a época de colheita influenciaram o rendimento do óleo essencial, por fatores como a temperatura, umidade e insolação. É visto que, os meses de temperaturas mais elevadas, possuírem melhores resultados.
Palavras-chave: Achillea millefolium
Óleo essencial
Rendimento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5921
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
juliane_mara_sabatini.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)81.3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.