EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5918
Tipo: Artigo
Título: O PERFIL DO PACIENTE CONTAMINADO PELO VÍRUS HIV/AIDS
Autor(es): TOZZO, Cláudia Pelegrini
SILVA, Débora Bianca Santin e
COSTA, Juliana Panizza
PROENÇA, Maressa Aires de
Abstract: Sabe-se que o número de infectados pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) tem aumentado exacerbadamente nos últimos anos, o que tem desafiado a formulação de políticas de saúde,educação, desenvolvimento bem como de métodos de prevenção. Descobrir que se está com AIDS pode gerar um estado prolongado de estresse, trazendo medo e angústia. Pesquisas atuais indicam que aspectos comportamentais, psicológicos e sociais influenciam na evolução ou não da infecção por HIV, assim sendo, tem-se por objetivo identificar o perfil desses pacientes, desde a sua reação ao diagnóstico da AIDS com vistas compreender melhor o perfil do paciente soropositivo a fim de proporcionar melhores condições de vida aos mesmos. O objetivo desta pesquisa é verificar qual é o perfil da pessoa contaminada pelo vírus da imunodeficiência humana, (HIV que desenvolveu ou não a AIDS), incluindo a sua reação desde o diagnóstico até o momento no qual a pessoa se encontra. Critério de inclusão dos sujeitos: as pesquisadoras farão contatos com pessoas conhecidas contaminadas pelo vírus, do seu próprio relacionamento e convidarão quatro pessoas para participar espontaneamente da mesma. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, e será realizada por meio da metodologia aplicada a estudos de casos. O enfoque da análise será psicossocial. Com esse tipo de abordagem as pesquisadoras interpretarão os dados e os fatos, procurando solução para o problema de pesquisa proposto. O roteiro para entrevista semiestruturada, será elaborado pela equipe pesquisadora. A pesquisa se encontra em andamento, e foi encaminhada para ser avaliada pela Comissão de Ética em Pesquisa do Cesumar, Pelo fato de ainda não se ter colhido os dados, não se obteve resultados até o dado momento.
Palavras-chave: AIDS
Vírus
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5918
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
juliana_panizza_costa.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)107.18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.