EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5917
Tipo: Artigo
Título: LEVANTAMENTO DO USO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS ENTRE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
Autor(es): PONTES, Juliana Paes de
ROCHA, Paula Caroline Buges da
GANEM, Keila Mary Gabriel
MILANI, Rute Grossi
Abstract: O consumo de substâncias psicoativas tem gerado, em todas as partes do mundo, problemas sociais e de saúde, e os estudos vêm demonstrando que são os jovens, por suas características tão peculiares, os indivíduos mais propensos a fazer uso de tais substâncias e com maiores riscos de desenvolver padrões prejudiciais de consumo. Com esta pesquisa realizou-se um levantamento sobre o uso de álcool e outras drogas entre acadêmicos do primeiro ano dos cursos de Psicologia, Enfermagem e Medicina Veterinária de uma instituição de Ensino Superior de Maringá, a fim de identificar o comportamento destes jovens em relação às drogas. Um questionário anônimo de auto-preenchimento foi aplicado em sala de aula, e respondido por um total de 157 acadêmicos. Entre os participantes, a maioria tinha idade entre 17 e 19 anos (70,06%); eram solteiros (87,26%) e do sexo feminino (74,52%). Para o uso na vida foi verificada a prevalência de 91,08% para a bebida alcoólica, 50,32% para o cigarro e 20,83% para as drogas ilícitas. Nos últimos 30 dias, 61,15% dos participantes beberam, 19,11% fumaram e 5,1% fizeram uso de alguma droga ilícita. Tais resultados indicam que a prevalência do uso de drogas entre esses acadêmicos pode ser considerada alta, e essa constatação deve servir de alerta para a necessidade de criação programas de prevenção ao abuso e dependência de tais substâncias.
Palavras-chave: Acadêmicos
Álcool
Uso de Drogas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5917
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
juliana_paes_pontes.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)79.12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.