EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5915
Tipo: Artigo
Título: PREVALÊNCIA DE LOMBALGIA EM ALUNOS DE FISIOTERAPIA E SUA RELAÇÃO COM A POSTURA SENTADA
Autor(es): MORALES, Juliana Camilla
FACC, Ligia Maria
Abstract: A postura sentada, geralmente a mais utilizada nas atividades atuais, implica no surgimento de alterações posturais e dores na coluna. Identificar padrões posturais, acompanhar a progressão das alterações, bem como transmitir informações quanto ao modo correto de sentar-se, é extremante importante para a promoção da melhor qualidade de vida e melhor desempenho das atividades escolares e ergonômicas. O objetivo deste trabalho foi verificar a prevalência de dor lombar em discentes do curso de fisioterapia e sua possível relação com a postura sentada adotada em sala de aula. Foram investigados 146 alunos, sendo 63 pertencentes ao primeiro ano, 55 ao segundo e 28 ao terceiro ano, todos matriculados no curso de fisioterapia do CESUMAR no ano de 2009. Destes, 120 eram do gênero feminino e 26 do masculino, com média de idade variando de 16 a 36 anos, sendo que apenas 31 eram praticantes de atividade física regular. Com relação ao tempo de permanência na postura sentada, verificou-se uma média de 5,6 horas por dia, sendo maior nos alunos do segundo ano integral. Neste trabalho encontrou-se maior desconforto em alunos sedentários, que permaneciam maior tempo na postura sentada e naqueles que optavam por posturas incorretas ao sentar. Dentre os alunos que apresentaram queixas de dor na postura sentada, 63,75% foi em região lombar e, embora o desconforto seja maior em alunos sedentários, com posturas inadequadas ao sentar, e com permanência maior nesta postura, não houve relação estatisticamente significante entre estas variáveis.
Palavras-chave: Dor lombar
Ergonomia
Postura
Prevenção
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5915
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
juliana_camilla_morales.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)85.94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.