EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5897
Tipo: Artigo
Título: COMPARAÇÃO DE MODELOS FENOMENOLÓGICOS PARA A HIDRATAÇÃO DE GRÃOS DE SOJA
Autor(es): NICOLIN, Douglas Junior
MARCONDES, Bruno Luiz
ANDRADE, Cid Marcos Gonçalves
JORGE, Luiz Mario de Matos
Abstract: Tradicionalmente o modelo de Hsu tem sido utilizado na previsão e análise do processo de hidratação de grãos. No modelo de Hsu, a variação da umidade na superfície é representada por uma condição de contorno que considera esta variação como um processo de primeira ordem. Neste trabalho foi desenvolvido um modelo fenomenológico de parâmetros distribuídos (PDXeq) similar ao modelo de Hsu, porém com uma condição de contorno na superfície diferente: admite que a superfície do grão alcance o valor de umidade de equilíbrio instantaneamente. Os experimentos de hidratação foram realizados considerando 300 g de grãos de soja que foram expostos à luz ultravioleta por 30 minutos. Uma solução de benzoato de sódio (0,1%) foi aquecida nas temperaturas do experimento e adicionada no recipiente para a hidratação. As amostras foram retiradas em tempos pré estabelecidos até que a umidade de equilíbrio fosse atingida. A umidade em excesso foi retirada da superfície dos grãos com uso de papel toalha e a umidade dos grãos foi determinada pelo método clássico de secagem a 105oC por 24h. As simulações dos modelos PDXeq e de Hsu nas condições experimentais de hidratação de grãos de soja sugerem que o modelo PDXeq represente melhor o processo de hidratação de grãos. Todas as simulações foram feitas com uso do software MATLAB.
Palavras-chave: Difusão
Hidratação
Modelagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5897
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
douglas_junior_nicolin.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)132.09 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.