EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5890
Tipo: Artigo
Título: ALIMENTAÇÃO DE DUAS ESPÉCIES DE PEIXES DO CÓRREGO ITIZ, MARIALVA, PARANÁ
Autor(es): SILVA, Jislaine Cristina da
BONATO, Karine Orlandi
DELARIVA, Rosilene Luciana
Abstract: Os peixes de água doce neotropicais representam um oitavo da diversidade e riquesa da ictiofauna vivente e nesse contexto o estudo da dieta dessas assembléias de peixes é fundamental, visto o grau de degradação que estes ecossistemas têm sofrido atualmente. Conhecer a dieta, as táticas alimentares dos peixes, é importante para se compreender a dinâmica das comunidades. O objetivo desse estudo foi investigar a dieta de duas espécies de peixes do córrego Itiz, e as variações decorrentes das diferenças na oferta de recursos alimentares nos diferentes segmentos do córrego e estações do ano. Os peixes foram coletados em agosto de 2008 e março de 2009, utilizando-se da técnica da pesca elétrica, em três pontos do córrego. Após coletados, anestesiados e fixados em formol (10%), os exemplares foram identificados e registrados os dados biométricos e de peso, em seguida eviscerados e os conteúdos estomacais analisados através do método volumétrico. Do total de 286 conteúdos analisados registrou-se 13 categorias de itens alimentares para Poecilia reticulata, onde os mais consumidos foram Detrito (68,7%), Larva de Chironomidae (9,4%), Tecameba (8,8%) e Ephemeroptera (3,1%), predominando itens de origem indeterminado. Para Trichomycterus davisi, identificou-se 11 categorias de itens, sendo os de maior abundância volumétrica, Trichoptera (29,6%), Ephemeroptera (19,2%), Plecoptera (16,7%) e Invertebrados Aquáticos (14,3%), predominando itens de origem autóctone. P. reticulata foi considerada uma espécie detritívora, por consumir o detrito como alimento principal e T. davisi, invertívora, explorando o alimento no substrato. A dieta das duas espécies foi bem especializada, com poucas variações espaciais e sazonais.
Palavras-chave: Dieta
Marialva
Peixes de riacho
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5890
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jislaine_cristina_silva2.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)95.6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.