EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5889
Tipo: Artigo
Título: Estrutura do promotor intrônico do gene da Actina A3 citoplasmática em linhagens de Bombyx mori susceptíveis e resistentes ao Nucleopoliedrovírus
Autor(es): TAVARES, Jeronimo
LIMA NETO, Quirino Alves de
GIMENES, Fabrícia
FERNANDEZ, Maria Aparecida
Abstract: Actina é necessária para o transporte de nucleocapsídeos e para a expressão dos genes virais em uma infecção. Resultados prévios indicam que a linhagem de Bombyx mori C24A é mais resistente (22% letalidade) do que a linhagem M11A (95%) ao nucleopoliedrovírus, BmMNPV. Estas linhagens também apresentaram diferenças de tamanho e seqüência do primeiro íntron do gene da Actina A3. Este íntron foi previamente descrito como um promotor críptico para uma isoforma rara de actina. Nosso objetivo foi investigar uma correlação entre resistência ao BmMNPV e características estruturais do promotor intrônico. A curvatura intrínseca do DNA foi avaliada por ensaios de mobilidade em diferentes tipos de géis. Os parâmetros relativos à estrutura helicoidal do DNA: ENDS ratio, roll e twist foram estimados pelo programa Map15a. A projeção tridimensional da molécula foi determinada pelo programa 3D15m1. Os resultados mostram que ambos os fragmentos possuem sítios de DNA curvo não centralizado (mobilidade acelerada em géis de poliacrilamida). Ângulos twist > 34° e valores negativos para os ângulos roll sugerem a presença de DNA curvo nos fragmentos analisados. Contudo, existem diferenças entre os valores e localização de ENDS ratio. A linhagem susceptível M11A apresentou ENDS ratio no valor de 1.11 na posição 104 pb, enquanto a linhagem resistente apresenta valor 1.30 e posição 414 pb. Experimentos futuros podem indicar a provável participação da estrutura desse promotor intrônico na resistência viral de B. mori ao BmMNPV.
Palavras-chave: Actina
BmMNPV
Bombyx mori
DNA curvo
Resistência
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5889
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jeronimo_tavares.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)194.79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.